Técnicos da Seplan participam de capacitação para aceso ao Banco Multidimencional de Estatística do IBGE
Os técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) participaram durante toda a quarta-feira (21), na Universidade Estadual do Piauí, de um Curso de Ferramentas Digitais- Acesso ao Banco Multidimencional de Estatística (BME). O curso é uma parceria da Seplan com o IBGE.
Leonardo Passos, Chefe da Unidade Estadual do IBGE no Piauí, destaca que o curso é voltado para gestores e pessoas que trabalham com planejamento e visa facilitar o acesso às informações de uma forma mais ampla, para ajudar na construção de políticas públicas e na consulta informações produzidas pelo IBGE. “ Nós temos um plano de trabalho com muitas pesquisas. São mais de 50 pesquisas em andamento hoje no IBGE. E, para nós, e muito importante que as pessoas utilizem essas informações, então a Seplan poderá utilizar essas informações de uma forma mais detalhada, utilizando microdados, o que facilitará o trabalho e a construção de políticas públicas e novos projetos para o estado”, diz Leonardo.
A superintendente de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí, Liege Moura, destaca a importância da parceria da Seplan com o IBGE, principalmente no tocante a capacitação das equipes que trabalham diretamente informações estatísticas. Segundo ela, a capacitação permitirá a melhor utilização dos dados que servirão de base para estudos e pesquisa, o que se reverterá em políticas públicas melhor pensadas: “Como a nossa secretaria tem a responsabilidade de trazer um bom planejamento, esse é um esforço que irá qualificar cada vez mais toda a leitura do que temos de informação e, principalmente, a qualificação dessas informações, porque esse banco traz a possibilidade de análises mais especificas do que é levantado sistematicamente pelo IBGE”, explica Liege.