A secretaria de Estado do Planejamento em parceria com a Associação Piauiense de Municípios (APPM) lançou hoje, 20, o Banco de Oportunidades - Conectando Programas e Gestores. O lançamento aconteceu na sede (APPM), e contou com a presença de prefeitos e deputados estaduais. Na solenidade, o presidente da APPM e também prefeito de Água Branca, Jonas Moura, e o secretário de Estado do Planejamento, Antonio Neto, assinaram termo de cooperação técnica, que permitirá o fortalecimento da parceria entre APPM e governo do estado.
Antonio Neto enfatizou a importância do Banco de Oportunidades, “nós nunca passamos por um momento tão difícil como agora, estamos vivendo um constrangimento orçamentário muito grande, e estados e municípios têm que encontrar alternativas viáveis. Então, a nossa equipe da SEPLAN, analisando soluções, elaborou essa ferramenta on-line, que dá ao municipios acesso a projetos. Suas equipes terão acesso a recursos federais, para construção de quadras esportivas, melhorias, investimentos importantes que não podemos perder. Nós estamos oportunizando uma ferramenta que temos certeza que ajudará muitos prefeitos e prefeitas na captação de recursos públicos em seus municípios”.
Jonas Moura, destacou o avanço da proposta “o Banco de Oportunidades, que foi desenhado pela equipe da secretaria do Planejamento, já no novo modelo do governo federal, que vai melhorar bastante a vida dos prefeitos, que as vezes não conta com uma consultoria, e agora terão tudo isso on-line e de forma gratuita”.
Na apresentação do projeto, o diretor de Parcerias da Seplan, Marcos Guilherme, disse que o Banco de Oportunidades nasce como uma resposta à necessidade de melhoria da gestão dos diversos tipos de transferências de recursos, “O Banco consiste em uma sistematização para disponibilizar os programas do governo federal que beneficiam o Estado e os municípios para a captação de recursos. São programas de transferência voluntária, disponibilizados via portal de convênios (SICONV). O Banco se trata de um sistema onde se pode consolidar por áreas esses programas e ajudar na identificação das oportunidades junto às secretarias, aos municípios, aos órgãos de terceiro setor, para que facilite a busca desses recursos de transferências voluntárias”, explica Marcos Guilherme.
O sistema terá forma de uma planilha dinâmica que possibilita a consulta online, com todos os programas e suas descrições, datas para recebimento de propostas, além de acesso direto ao SICONV. Ele será constantemente alimentado pela Seplan, através da superintendência de Gestão de Projetos, e, a partir daí, será possível identificar, por área, onde estão as oportunidades para a saúde, para a infraestrutura, para a educação, entre outras. “Dessa forma a gente entende que vai melhorar a forma de gestão nas transferências voluntárias para os entes participantes e consequentemente o aumento da captação, do investimento e dos recursos aplicados dentro do estado, via governo do estado e via município”, completa o diretor.
O Banco de Oportunidades poderá ser acessado através do site da Seplan (www.seplan.pi.gov.br) e também através do site da APPM (www.appm.org.br).