Realizada, na manhã de hoje, na Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), reunião e oficina com o Fórum interconselhos, que reúne os representantes de todos os conselhos de políticas públicas estaduais do Piauí. O objetivo do encontro foi discutir estratégias de participação dos conselhos na construção do Plano Plurianual 2020-2023.
A superintendente de Planejamento Estratégico da Secretaria de Estado do Planejamento, Rejane Tavares, avalia que a reunião foi bastante produtiva: “ Apresentamos a nova estratégia de elaboração do PPA e a estratégia de seminário e reunião de negociação com a sociedade civil. A proposta foi muito bem aceita. Vai ser um processo de negociação entre o governo, através de suas setoriais e os representantes da sociedade civil, através de seus conselhos”, explica Rejane.
Núnia Lopes, da Superintendência de Relações Sociais, da Secretaria de Governo, considera que o encontro foi exitoso: “Saímos daqui com uma agenda propositiva para participar de um seminário com a sociedade civil, que a Seplan vai realizar nos dias 3, 4 e 5 de setembro, junto com os conselhos territoriais”, diz ela.
Núbia reforça ainda que, por parte dos conselhos, há uma satisfação com a nova metodologia de construção do PPA: “Atingimos o objetivo da nossa reunião, que foi sensibilizar e chamar a atenção dos conselheiros e tivemos a representação de diversos conselhos, que saíram com esse compromisso e bastante satisfeitos com a nova metodologia e com a participação dos movimentos sociais, da sociedade civil e dos conselhos na construção do PPA”, completa Núbia.
Participaram da reunião representantes dos Conselhos de Saúde, de Assistência Social, da Criança e do Adolescente, da Juventude, de Segurança Alimentar, de Economia Solidária, de Políticas sobre Drogas, entre outros.