Buscando dinamizar a conclusão das obras públicas no estado, a Secretária de Estado do Planejamento através da Superintendência de Projetos, realizou na manhã de hoje um painel sobre a situação dos contratos de repasse firmados com o governo do estado e a Caixa Econômica Federal. A reunião contou com a participação do secretário de Estado do Planejamento Antonio Neto, do representante da superintendência da Caixa Econômica Federal Edilberto Costa Olivera, do gerente de filiais da Caixa Econômica Federal Marcelo Diniz e demais representantes dos mais variados órgãos e secretárias do governado do estado.
O secretário de Antonio Neto observou que é preciso equacionar o quadro de obras não concluídas no estado, “Hoje nós temos um passivo muito grande de obras que precisam ser concluídas e precisamos combater essa falta de resolutividade, que acabamos tendo que devolver recursos. Então a determinação do nosso governo, do governador Wellington Dias, é dar resolutividade a esses projetos que estão andando devagar ou estão parados, e o objetivo é que as secretarias e órgãos se reestruturem, se requalifiquem e melhorem suas equipes, para equacionar e dinamizar esse quadro”.
Antonio Neto observa que a Superintendência de Projetos tem por objetivo trabalhar de maneira mais próxima com as secretarias e órgãos, tendo o ex-controlador geral do estado Nuno Bernardes como titular da pasta, pela experiência e trabalho exitoso quanto controlador do estado.
Para Nuno Bernardes “nossa metodologia consiste primeiro em reuniões técnicas onde se discute pontos técnicos com as equipes e a partir daí são demonstrados os avanço e evolução da parte técnica e as decisões que são de caráter político e de gestão são tomadas pelo secretário”.
Marcelo Diniz, Gerente de Filiais da Caixa Econômica Federal destaca a importância da parceria com o governo do estado, “ A importância desse trabalho junto ao governo do estado é fazer com que esse dinheiro, esse recurso realmente chegue a população que é quem necessita, pois de alguma forma eles pediram através de seus congressistas que essas obras chegassem a eles, e é nossa obrigação fazer isso acontecer, e não permitir a devolução desses recursos”.
O superintendente Nuno Bernardes destaca a intenção de realizar reuniões com outros concedentes “do mesmo jeito que estamos fazendo esse primeiro encontro com a Caixa Econômica Federal , que é o maior concedente de recursos do orçamento geral da união, tanto de convênios quanto a contratos de repasse iremos nos próximos eventos está tratando com outras grandes concedentes, nos referindo em especial a FUNASA e a Codevasf para que a gente possa, volto a dizer, o que for de problema técnico e de gestão, junto aos outros órgãos nossa intenção é resolver”.