A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) realiza de 15 a 22 de julho, na Escola Fazendário, treinamento para utilização do Sistema Integrado de Administração Financeira do Piauí (SIAFE). A ação é mais uma etapa das oficinas para a elaboração Plano Plurianual 2020-23.
Durante toda a semana os técnicos ligados às áreas de planejamento e orçamento de todos órgãos terão acesso a um ambiente de treinamento do SIAFE (SIAFEDEV) que permitirá que eles tirem dúvidas e façam uma simulação de como devem proceder para inserir ações no sistema, facilitando a implantação de ações decorrentes dos objetivos e diretrizes validadas nas oficinas.
O analista de Planejamento e Orçamento da Seplan, Clecio Lopes, diz que após o treinamento, os técnicos das setoriais terão um prazo para inserir as ações no sistema: “A gente está fazendo esse treinamento e depois vamos disponibilizar um prazo para eles, via SIAFE, inserir todas as ações do PPA e posteriormente encaminhar para a SEPLAN para que possamos fazer as análises, ajustes, consolidação e posteriormente encaminharmos para o Governador para que ele possa fazer sua análise e encaminhar à assembleia legislativa, explica Clécio.
Clecio destaca ainda que o PPA 2020-2023 será o primeiro a ser construído já no SIAFE: “Agora todos os instrumentos de planejamento do Estado (PPA, LOA e LDO) serão no SIAFE. Isso vai dar um avanço enorme no controle das finanças do Estado, em especial no que tange a operacionalidade das políticas públicas. Ele vai facilitar o monitoramento, porque os três instrumentos vão estar integrados no SIAFE e desse modo vai possibilitar mais eficácia ao processo de monitoramento dos produtos e avaliação de cada programa do PPA”, completa Clecio.