Reunião do Comitê de Articulação de Secretarias de Estado foi sediado em Fortaleza com participação da Seplan-PI
A superintendente de Planejamento Estratégico e Territorial da Seplan, Rejane Tavares, participa da reunião do Comitê de Articulação de Secretarias de Estado, em Fortaleza. O encontro tem por objetivo debater novas contribuições dos governos estaduais da área de atuação da Sudene para o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE).
“Neste encontro, os Estados constroem critérios para definir as prioridades de investimentos do governo federal para a região nordeste. Tratam-se de ações estruturantes que são fundamentais para o desenvolvimento da região”, relatou a superintendente. O evento acontece durante toda a quarta-feira (12) e reúne secretários e técnicos dos nove estados do nordeste, além de Minas Gerais e Espírito Santo.
O PRDNE terá vigência entre 2020-2023 e está dividido em eixos estratégicos: Inovação; Desenvolvimento de Capacidades Humanas; Dinamização e Diversificação Produtiva; Segurança Hídrica e Conservação Ambiental; Desenvolvimento Social; e Desenvolvimento Institucional.
A próxima etapa do processo de elaboração do plano será o encontro com os secretários de planejamento e técnicos de forma individual, para ajustar as demandas dos estados à estratégia do plano. Outra reunião agendada será específica para a construção do modelo de financiamento, contemplando a participação de agentes financeiros nos níveis federal e estadual.
São objetivos do Plano Regional diminuir as desigualdades espaciais e interpessoais de renda; gerar emprego e renda; reduzir taxas de mortalidade materno-infantil e de analfabetismo; melhorar as condições de habitação; universalizar o saneamento básico e os níveis de ensino infantil, fundamental e médio; fortalecer o processo de interiorização do ensino superior; garantir a sustentabilidade ambiental e a implantação de projetos para o desenvolvimento tecnológico; reforçar a infraestrutura hídrica da região; fortalecer a infraestrutura logística da área de atuação da Sudene; e fomentar as ações de inclusão sócio produtivas.