INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO
Seplan realiza primeiro Encontro da Piscicultura de Entre Rios
04/06/2019 - 13:10  
  
Twitter 
Google+ 
A Secretaria do Planejamento do Estado, Seplan realizou na manhã dessa terça feira (4), o Encontro Territorial do PAT da Piscicultura, do Território Ente Rios. A atividade é um desdobramento das reuniões dos comitês nos municípios e trata da avaliação, do monitoramento e da análise dos resultados obtidos durante dois anos de existência do PAT - Plano de Ação Territorial.
Foto_04062019_010623

José dos Santos de Moura, diretor do Instituto Federal do Piauí - IFPI, em José de Freitas apresentou o trabalho do instituto na difusão da produção de alimentos, na segurança alimentar e na produção de renda, para agricultores do território de Entre Rios, que faz parte do PAT. “Queremos contribuir para o desenvolvimentos dessas comunidades para que possam ser auto sustentáveis na geração de renda e na produção do seu próprio alimento e que o excedente produzido possa gerar renda às famílias”, explicou o diretor.

O projeto integra a piscicultura com a agricultura, na produção do peixe e das hortaliças, da macaxeira, milho e feijão, junto com a produção de frango de corte, de capote e galinha poedeira utilizando tecnologia de custo baixo, que foi desenvolvida junto com a Embrapa Meio Norte, em parceria com o IFPI, Banco do Nordeste, Território Entre Rios e Seplan.

O Banco do Nordeste, parceiro no projeto, disponibilizou o financiamento para a estruturação da Cadeia Produtiva no território. Laércio Fernando, gerente executivo de desenvolvimento territorial da superintendência do Piauí, do Banco do Nordeste, através do Prodeter – Programa de Desenvolvimento Territorial, relatou que o banco estimula os piscicultores a se organizarem e se capacitarem para receber o crédito e ressaltou a parceria com o IFPI.  “O IFPI vai dar a capacitação para a integração da piscicultura com a agricultura e o banco irá entrar com o financiamento”, explicou.

O agente de desenvolvimento territorial do Entre Rios, Avelar Almeida, disse que a avaliação é muito positiva, que os municípios fizeram a exposição dos resultados alcançados e destacou como principais ações: a compra coletiva de ração, a venda institucional da produção e as capacitações feitas pelo IFPI para todos os piscicultores beneficiados com o crédito, cumprindo a estratégia do desenvolvimento territorial. “Dentro do municípios não existe mais piscicultor isolado, eles se juntam para vislumbrar mais resultado, da mesma forma, os municípios estão trabalhando em conjunto. Hoje aqui serão beneficiados 60 piscicultores nos seis municípios do Entre Rios que fazem parte do Plano, com valor de até R$ 15 mil por beneficiário, para trabalhar a agricultura integrada com a piscicultura. Também há a possibilidade de garantir a geração de renda para cada família de dois salários mínimos, depois de implantado o plano. As condições da operação de crédito são muito boas, juros de 0,5% ao ano, 25% de rebate no valor principal, explicou.

SEPLAN - Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí
Av. Miguel Rosa, 3190 - Centro Sul - Teresina - PI - 64.001-490
Tel.(86) 9 9490-9683 - © 2023. Todos os direitos reservados.