Técnicos da Vigilância Sanitária de oito municípios do Território dos Carnaubais participam, de 21 a 24 de maio, na cidade de Campo Maior, do Curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos. O curso faz parte da II etapa da Qualificação dos Técnicos das Vigilâncias Sanitárias Municipais para o Sistema de Inspeção dos Produtos de Origem Vegetal.
Participam da capacitação os municípios de Capitão de Campos, Jatobá do Piauí, Sigefredo Pacheco, Cabeceiras, Boqueirão do Piauí, Novo Santo Antônio, Nossa Senhora de Nazaré e Campo Maior.
O curso segue o cumprimento do plano de trabalho do Conselho de Desenvolvimento do Território dos Carnaubais, através de um termo de cooperação técnica firmado entre a Secretaria Estadual de Planejamento (SEPLAN), DIVISA, Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI) e prefeituras municipais do referido território, para a implantação do Sistema de Inspeção Municipal dos produtos de origem animal e vegetal.
“A importância da implantação desse sistema de inspeção é atingir 30% mínimo da compra direta das prefeituras de produtos da agricultura familiar, ou seja, a compra do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) vai ser realizada diretamente das mãos dos agricultores familiares. Até o momento nenhuma prefeitura faz essa compra porque os produtos não são inspecionados”, explica Agente Territorial do Território dos Carnaubais, Gecivaldo Gama.