Buscando fortalecimento da economia solidária, o Conselho de Desenvolvimento Territorial (CDTS) do território Entre Rios realizou na manhã de hoje um intercâmbio com o Banco dos Cocais. O objetivo é incentivar as lideranças de cada município na criação de bancos comunitários nas 31 cidades que constituem o território.
O encontro reuniu representantes de 11 municípios. 09 do território do Entre Rios e 02 do território dos Cocais.
O Piauí já possui quatro experiências exitosas na área de Bancos Comunitários: Cocais em São João do Arraial, Marruás em Porto, Opala em Pedro II e Longás em Esperantina. O objetivo é manter o recurso dentro do próprio município, contornando as dificuldades quanto a obtenção de crédito, a redução no número de agências bancárias dos grandes bancos nacionais e fomentar o desenvolvimento do microcrédito e do desenvolvimento da cadeia produtiva local.
A secretária do estado do Planejamento capitaneia um esforço, juntamente com técnicos, banco de fomento e demais secretarias, para a expansão dos bancos populares no Piauí, pois eles se adequam as particularidades do desenvolvimento sustentável de cada território, de acordo com suas potencialidades, seja nas bacias leiteiras do norte do estado ou no potencial fotoelétrico do sertão contribuindo para o crescimento do IDH do nosso estado e no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis do Piauí – ODS Piauí. sdfs