A equipe técnica que realizou a visita de monitoramento às famílias que moram na Serra do Inácio, localidade situada entre os estados do Piauí e Pernambuco, esteve hoje (8) reunida na Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), para avaliar e dar encaminhamento às principais demandas observadas durante as visitas realizadas de 11 a 17 de março.
As visitas fazem parte das ações pactuadas com as entidades que atuam no âmbito da Romaria da Terra que visam avaliar e monitorar o impacto de grandes atividades econômicas na vida das comunidades locais com a implantação dos grandes projetos como a Transnordestina, Energia Eólica, Solar e Mineração.
“As principais carências observadas naquela região da Serra do Inácio são, sem dúvida, a água e a alimentação. Isso precisamos combater de imediato”, reforçou a Vice-governadora Regina Sousa durante a reunião. Ela esteve no ultimo final de semana na região com os técnicos e conversou com alguns moradores que apontaram suas prioridades para a localidade.
As equipes técnicas formadas para as visitas são coordenadas pela Secretaria de Planejamento e contam com técnicos de órgãos como Vice-governadoria, Secretaria da Assistência Social e Cidadania, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Rural e Interpi, e entidades como Cáritas, CNBB, Comissão Pastoral da Terra, Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), entre outras.
“Identificamos como uma das principais problemáticas, os valores sobre indenizações durante o processo de implantação da Transnordestina, que passou por propriedades, causando danos às estruturas físicas e à saúde de muitas famílias atingidas”, explica o Assessor técnico da Seplan, Carlos Eduardo Batista.
Durante a reunião o grupo de trabalho apresentou um plano de ação que, entre outras, direciona aos órgãos competentes as demandas, agilizando o processo de resolução das mesmas. Para a Comunidade de Serra de Inácio, por exemplo, estão previstas ações como um mutirão da saúde, revisão de documentação e construção de cisternas para a captação de água da chuva.