Em solenidade realizada na Associação dos Amigos dos Autistas, AMA, o Governador Wellington Dias, assinou termo de cessão de bens móveis da Agência de Tecnologia da Informação do estado do Piauí - ATI, em favor da Secretaria de Estado do Planejamento, concedendo ao Sistema de Monitoramento de Ações Estratégicas-SIMO equipamentos modernos e mais econômicos para o monitoramento de obras e demais ações estratégicas do estado. A Superintendente de Planejamento Estratégico Rejane Tavares representou o secretário Antonio Neto na assinatura do termo.
O diretor da Agência de Tecnologia da Informação do estado do Piauí ATI, Avelino Neiva, observa que o objetivo da cessão é reduzir os custos do estado, “Hoje o que estamos entregando aqui são equipamentos que tem um apelo ecológico pois consomem menos energia, contribuindo para a sustentabilidade, então é fazer com que o estado possa trabalhar moderno, mais barato, e com menor custo”.
A diretora do Sistema de Monitoramento de Ações Estratégicas-SIMO, Gisele de Araújo Oliveira, destacou a relevância que a modernização dos equipamentos tem para o monitoramento no estado, “a demanda que temos de dados de informações que precisam ser processadas diariamente no SIMO é muito grande, então computadores potentes com grau de processamento maior ajudam e muito no trabalho da equipe do SIMO. Além dos computadores doados para a nossa equipe, também foram destinados computadores para outros órgãos mas especificamente para pessoas que alimentam o SIMO, o que também é outro fator importante, por que na interação com os órgãos nós precisamos de pessoas que tenham capacidade de trabalho e que tenham equipamentos modernos para que possam atender a demanda do monitoramento”.
A Solenidade também foi marcada pela entrega a AMA, associação de Amigos dos Autistas, de uma sala de informática equipada com computadores novos, onde os autistas poderão desenvolver suas capacidades com apoio de softwares. O governador Wellington Dias observa a responsabilidade que o governo do estado tem em cuidar das pessoas com deficiência “assim como nós cuidados dos idosos, das crianças, nós temos uma particularidade aqui, e precisamos cuidar dessa fatia da população, que o Piauí precisa cuidar”.