Nesta primeira missão serão trabalhadas as áreas de Educação, Recursos Hídricos, Segurança Pública, Desenvolvimento Rural e Universidades.
Na manhã desta quinta-feira (14), o governador Wellington Dias se reuniu com representantes da Missão Multidisciplinar do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) de Nova Iorque do FIDA, representantes do PNUD no Brasil e os gestores das Secretarias de Planejamento, Fazenda e Administração. No encontro, foram discutidas políticas e programas públicos de desenvolvimento humano e sustentável; a missão tem o intuito apoiar o Estado nos seus esforços a fim de incentivar ações que favorecem o aumento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no estado.
O chefe do executivo estadual falou sobre a responsabilidade do Piauí ao ser escolhido como projeto piloto do PNUD, ”Para nossa alegria o Estado do Piauí foi escolhido pela Organização das Nações Unidas como projeto piloto. Essa missão é a primeira missão do PNUD/FIDA no mundo, então é uma responsabilidade muito grande que está sendo coordenada pela Secretaria de Planejamento do Estado. O nosso objetivo, além de seguir cumprindo as metas traçadas, é trabalhar o plano plurianual que será apreciado pela Assembleia Legislativa no ano de 2019 já seguindo com a inclusão de metas casadas com os objetivos sustentáveis de 2030 traçados pela ONU. E o Piauí está totalmente comprometido. Aqui, eu pedi também o apoio do PNUD, do FIDA, das Nações Unidas para que a gente tenha também, junto ao governo central brasileiro, uma prioridade principalmente na liberação de créditos de financiamentos para o cumprimento dessas metas. Creio que isso é fundamental”, declarou.
Durante esta semana, a delegação composta de seis integrantes - Renata Rubian (PNUD- Nova Iorque), Haroldo Machado, Ieva Lazareviciute, Cristiano Prado e Moema Freire (PNUD Brasil) e Leonardo Bichara (FIDA) -, realiza diversas reuniões com os órgãos que atuam no planejamento e gestão dos programas do Estado, além de representantes do setor privado e representantes da sociedade civil.
A assessora de Desenvolvimento Territorial do PNUD, Ieva Lazareviciute, afirma que a missão do PNUD é um reforço que o Piauí e o mundo precisa. “O PNUD está apoiando o Governo do Estado já faz algum tempo. Essa missão que traz, não apenas o PNUD, mas o nosso forte parceiro FIDA, é uma missão que abordou várias temáticas com base no diagnóstico e levantamento de informações que já foi feita tanto pelo FIDA como pelo PNUD anteriormente para consultar a sociedade civil, setores privados e também gestores do Estado sobre as prioridades de desenvolvimento. A intenção é acelerar o desenvolvimento do Estado e, claro, que nesse caminho existem alguns desafios que precisam ser superados, então trabalhamos com consultas para identificarmos esses pontos importantes e ai teremos vários trabalhos pela frente então”, informou.
O Oficial de Programas do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, Leonardo Bichara, falou sobre a participação e apoio do FIDA nessa missão. “O FIDA é um grande parceiro do governo do Piauí no combate à pobreza, especialmente a pobreza rural. Nós trabalhamos na área do semiárido piauiense em cinco territórios que têm os maiores índices de pobreza e de insegurança hídrica. Nós trabalhamos com 200 mil pessoas em ações que impulsionem o aumento da renda e produção, além de ações com o objetivo de diminuir a desnutrição infantil, acesso à água e manejo dos recursos naturais, a fim de atingir formas de desenvolvimento sustentável. Então agradecemos ao PNUD por convidar o FIDA como apoio a missão”, declarou.
Nesta primeira missão do PNUD serão trabalhadas as áreas de Educação, Recursos Hídricos, Segurança Pública, Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Universidades.
Autoria: Aline Medeiros e Marina Ribeiro