O Secretário de Planejamento, Antonio Neto, participou da reunião de balanço da Fundação Cepro, das atividades realizadas no ano de 2017 e do Plano de Ação para 2018. A Fundação Cepro é o órgão de pesquisas econômicas e geográficas e estatística do Piauí, e é vinculada à secretaria de estado do planejamento.
Também participaram da reunião do concelho, o Secretário de Estado da Administração e Previdência Ricardo Pontes, e representantes da UESPI, SEDET, ATI, SDR, SESAPI, APPM, Embrapa, CUT/Pi, e FIEPI.
O Secretário Antonio Neto, como presidente do concelho deliberativo da Fundação Cepro, chamou atenção para a retomada da fundação durante a gestão do professor Antônio José “a Cepro saiu de um estado de quase inércia, para uma retomada, com a produção de publicações, da CartaCepro, a assinatura de termos de cooperação com importantes entidades, a busca pela realização de um concurso público, ações que revitalizaram o papel da Cepro como esse centro de pesquisas importantíssimo para o estado. ”
O secretário também renovou o compromisso da Seplan, " A Cepro pode continuar contando com todo o apoio da Seplan, conseguimos aprovar as melhorias físicas do prédio e agora com a administração da doutora Liege Moura queremos continuar a trabalhar a quatro mãos".
O ex-Presidente da Fundação Cepro, professor Antônio José Medeiros observou que “a Cepro é reúne no Piauí as características do IBGE e do IPEA em uma única instituição” e que se prepara para atuar em conjunto com o IBGE e o INTERPI na demarcação de propriedades rurais no estado, “por ser a responsável pela geografia e cartografia do Piauí”, além de suas publicações serem referência na busca de dados e informações sobre o estado.
Marcaram a gestão do professor Antonio José a frente da Fundação Cepro, a autorização para a realização de concurso público, o primeiro após três décadas, a estruturação do banco de dados DATACEPRO, a autorização para reforma do prédio da fundação, o convênio com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) que permitiu a contratação de bolsistas pesquisadores, que oxigenaram o quadro de técnicos da fundação Cepro.
A doutora Liége de Souza Moura, destaca que em 2018 “será fortalecido o que já foi iniciado em 2017. Estaremos divulgando o edital para a CartaCepro, que almejamos que ela eleve sua qualificação entre os periódicos científicos, tornar acessível os dados do DATACEPRO, dar continuidade ao concurso público, e as parcerias com as demais instituições de pesquisa do país e de produção cientifica do estado. ”
O secretário Antonio neto propôs um voto de louvor a gestão do professor Antônio José Medeiros para que fique de estimulo as próximas gestões e como reconhecimento ao trabalho de revitalização realizado
durante sua administração.