A Seplan, através da Superintendência do Projetos, realiza, nos turnos da manhã e tarde desta quarta-feira (4), treinamento para utilização Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv) nos municípios de Teresina e Parnaíba. O Siconv é aberto a consulta púbica disponível na rede mundial de computadores, por meio do qual são operacionalizados todos os atos relativos às transferências voluntárias de recursos da União.
O treinamento já é um dos desdobramentos do Fórum de Fortalecimento da Rede Siconv, realizado em 28 de março, e teve por objetivo reunir agentes que fazem parte da Rede Siconv para avaliar discutir e utilização do sistema com o intuito de otimizar a captação de recursos através de convênios para o Estado.
Em Teresina, foi trabalhado o primeiro módulo (módulo A). Participaram do treinamento representantes de seis municípios da Grande Teresina. Em Parnaíba os técnicos da Seplan estão trabalhando o segundo módulo (Módulo B). “O primeiro módulo consiste na fase de cadastramento da proposta no sistema SICONV. A segunda fase é a execução, onde ocorre a licitação, a contratação, realização de medições e pagamento dos insumos. No último módulo temos a prestação de contas de tudo que foi utilizado para a realização do projeto”, explica Raimundo Pereira, Superintendente de Projetos da Seplan e Coordenador da Rede Siconv no Piauí.
A Rede Siconv é uma parceria com diversos atores de participam direta ou indiretamente no ciclo das transferências voluntárias de recursos, e tem por objetivo o desenvolvimento à melhoria dos processos de gestão das transferências da União, operacionalizadas por meio do SICONV.
A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) é a unidade gestora da Rede Siconv no Estado e tem como missão multiplicar os profissionais de órgãos estaduais, municipais e organizações não governamentais que já utilizam ou irão utilizar o sistema para uma maior captação de recursos para o estado.