Com o objetivo de imprimir excelência na gestão pública do órgão, técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento estiveram, na manhã desta terça-feira (13), em reunião com o Auditor Governamental da Controladoria Geraldo Estado, Marcelo Sekeff. Na oportunidade foram discutidas as sugestões, mudanças e adaptações necessárias ao órgão no tocante ao fluxo dos processos. Participaram da reunião membros dos setores administrativo-financeiro, de licitações e contratos, logística e jurídico.
Após a reunião, o auditor Marcelo Sekeff, a Diretora Administrativa- Financeira da Sepla
n, Carmem Verônica Costa, e a representante do Controle Interno da Seplan, Joaquina Júlia, estiveram em audiência com o Secretário do Planejamento, Antonio Neto, apresentando os resultados do processo e avaliando as medidas a serem tomadas a partir de agora para otimizar as atividades no orgão.O trabalho realizado pela controladoria junto a Seplan começou em 2017, quando o órgão foi escolhido como órgão piloto para a implantação do Sistema Integrado de Controle Interno (SINCIN). O sistema foi construído a partir da verificação das ocorrências que o Tribunal de Contas aponta nos relatórios de prestação de contas dos diversos órgãos e entidades estaduais. “Esse trabalho que a gente vem fazendo na Seplan permitiu verificar, por meio da análise, do cadastros dos contratos e processo de pagamento, quais as situações que precisam ser ajustadas”, avalia Marcelo Sekeff.
O SINCIM foi elaborado como uma ferramenta informatizada para aproximar os órgãos da Controladoria. Para a construção do sistema, a CGE fez um levantamento e categorização das ocorrências com base no critério de relevância e de risco que tais ocorrências oferecem a gestão. Foram construídos manuais operacionais, com a padronização do fluxo dos processos das principais despesas que a administração pública realiza.
Com a implantação do sistema, a CGE vislumbrou a necessidade de capacitação dos servidores que atuam no controle internos dos órgãos, sendo agora a capacitação condição para atuar no setor.
Joaquina Júlia, membro do controle interno da Seplan, já realizou a capacitação e destaca a importância do novo sistema para o acompanhamento do trabalho com licitações e contratos: “Fizemos esta capacitação baseada nos manuais do sistema Integrado de controle interno. O sistema ajudou muito. Antes o trabalho era manual e agora temos um roteiro baseado em lei e nos manuais elaborados pela Controladoria Geral do Estado, facilitando até a própria auditoria do Tribunal de contas do Estado”, destaca ela.