A Secretaria de Estado do Planejamento- SEPLAN, através da Superintendência de Planejamento Estratégico, realizou, na manhã de hoje, oficina para pactuação da metodologia para a elaboração de um diagnóstico do Território do Itaim a luz dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Participaram da oficina representantes de várias setoriais do Governo. Na oportunidade foram apresentados metodologias e resultados que estão sendo pensados em termo de instrumento para diagnóstico e para projeções futuras.
A elaboração do diagnóstico faz parte do processo que prevê a institucionalização da Agenda 2030 no estado do Piauí. Nesta fase inicial serão criados parâmetros para que seja possível monitorar a implementação da Agenda 2030 ao longo dos anos. “O diagnóstico é baseado na coleta de diversos indicadores através dos quais são criados cenários presentes e futuros para serem usados como métrica para o alcance dos objetivos”, explica o Gabriel Favero, Assessor Técnico da Seplan.
Um dos os principais encaminhamentos tomados foi a definição de uma equipe de trabalho, na qual os participantes das diversas setoriais do governo se dispuseram a servir como ponto focal em suas secretarias para estabelecimento de uma rotina de troca de informações e conhecimentos.