A saga das Irmãs Tereza (tem 77 anos) e Dona Maria, (tem 86 anos) está chegando ao fim: As irmãs mostradas em matéria da Rede Globo vivendo isoladas e sem eletricidade no sertão do Piauí (região de Picos), que ficou conhecida como Capadócia Nordestina, vão, muito em breve, contar com uma rede de energia elétrica. A notícia foi dada nesta quinta-feira (22), em reunião do Comitê Gestor do Programa Luz para Todos.
O comitê é composto de representantes de várias entidades, entre elas Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater), Associação Piauiense de Municípios (Appm), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e tem por função acompanhar a execução do Programa Luz Para Todos no Piauí.
A Assessora técnica, Teresinha Ferreira, que representa a Seplan no Comitê participou da reunião e informou que além da rede que beneficiará a região da Capadócia, foram repassadas à Eletrobrás demandas de vários municípios sobre a necessidade de ligações domiciliares no Estado. “A Eletrobrás realizou investimentos na região, entre eles a rede que beneficiará as Irmãs”, diz ela.
Teresinha destaca que o comitê solicitou ligações domiciliares realizadas dos anos de 2017 e 2018.