A Secretaria de Estado do Planejamento, Seplan-PI, realiza a reunião ordinária do Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável-CEDS. Na oportunidade acontecerá a posse dos novos conselheiros estaduais para este mandato, dada pelo Governador do Estado, Wellington Dias. A reunião será realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado, dia 01° de fevereiro, 8h as 18h.
O CEDS é o órgão máximo de deliberação de políticas públicas que norteiam a ação governamental no âmbito dos Territórios de Desenvolvimento do Estado do Piauí e é presidido pelo Governador do Estado.
A Diretora da Unidade de apoio a Planejamento Regional da Seplan, Amália Rodrigues, destaca a importância do evento como de extrema relevância para a discussão das políticas territoriais “O Conselho Estadual é a instância máxima para discutir as ações estratégicas para o território em nível macro. Esta é a instancia adequada”, explica ela.
Os municípios têm representação nos Conselhos Territoriais e destes é feita a composição do CEDS. Nos territórios são discutidas as demandas mais emergentes e eleitas prioridades que são consolidadas no CEDS. Os conselheiros são pro- ativos, podendo propor políticas em um nível mais amplo, pensando a questão territorial de um modo geral. Toda a formatação dos conselhos para o processo da política territorial é paritária. Com representações dos municípios, do governo estadual, e federal.
Amália Rodrigues reforça que o Fórum também será uma oportunidade para as representações dos territórios estarem dialogando diretamente com o governador, apresentando suas demandas, e propondo políticas e medidas que possam ser implementadas. “É uma oportunidade que o Governador tem de interagir mais diretamente com as representações dos territórios”, reforça.
A Lei de Criação dos Territórios completa 10 anos e vem sendo fortalecida através da Rede de Planejadores (RedePlan), em parceria com o Sistema de Monitoramento do Estado (SIMO). A Seplan está desenvolvendo uma ferramenta para que os conselheiros dos territórios possam acompanhar quais são as ações estratégicas que foram definidas para cada território, podendo acompanhar, fiscalizar, denunciar e auxiliar com informações importantes para dar celeridade a estas ações.