INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO
Piauí contará especialista do Bird para maior avanço sócio-econômico no estado
06/12/2017 - 15:10  
  
Twitter 
Google+ 
Apresentação da avaliação aconteceu no Palacio de Karnak


Piauí contará especialista do Bird para maior avanço sócio-econômico no estado

O representante do Banco Mundial, Michael Drabble, encerrou hoje a sua participação na coordenação do Projeto Piauí: Pilares do Desenvolvimento e Inclusão Social.  A solenidade de apresentação das ações desenvolvidas pelo estado do Piauí no ano de 2017 com recursos do Bird foi realizada no Palácio de Karnak, com a presença da Vice-governadora, Margarete de Castro Coelho os Secretários de Estado Franze Silva, Francisco Lima, entre outros.

karnak

A Vice-governadora, Margarete Coelho, destacou o esforço realizado por todos os gestores para que o Estado pudesse atingir as metas e chegar a esta etapa do projeto com um saldo positivo, e apresentou ao novo coordenador toda a equipe de governo que trabalhará juntamente com o Banco Mundial.

“O doutor Michael foi de uma gentileza, de uma dedicação enorme para o estado do Piauí. Ele agora parte para uma missão na Tunísia, houve essa troca na direção da equipe, aproveitamos o momento para fazer um relatório, um balanço das etapas da operação. O que percebemos é que o banco está muito satisfeito com os resultados no estado”, revelou Margarete..

O projeto Piauí: Pilares do Desenvolvimento e Inclusão Social, desenvolvido pelo governo do Estado em parceria com o BIRD é no valor de 120 milhões de dólares. Desde o início do projeto já utilizaram cerca de 48 milhões de dólares. “É um bom desempenho no termo dos gastos, mas o mais importante é que tem avanços significativos na implementação do Projeto. Tem alguns desafios obviamente, mas o balanço global do projeto é positivo”, diz Michael Drabble.

karnak

Como grandes avanços o especialista do Bird destaca o trabalho realizado pela Secretaria de Educação para reduzir a taxa de abandono escolar no ensino médio. A meta era que ate 2019 a media chegasse a 14% e já nesta primeira faze do projeto a taxa foi reduzida para 11%. Fator que influencia diretamente a melhoria da educação no estado.

Também na saúde, Michael Drabble destaca avanços do estado, como a construção de dois centros de especialização em doenças crônicas nas cidades de Picos e Parnaíba. O objetivo é que não seja mais necessário o deslocamento de moradores de outros municípios para a capital em busca de atendimento.

O projeto, que tem ainda três anos de implementação. Também serão realizados investimentos nas áreas de desenvolvimento rural, gestão de recursos hídricos, meio ambiente, gestão pública, gestão de gastos, políticas de gênero, entre outras. Até o final do projeto o Banco Mundial disponibilizará especialistas nas diversas áreas para ajudar na coordenação nas ações. Atualmente uma equipe de cerca de sete especialistas atuam diretamente no Piauí. As ações serão coordenadas agora por Marcelo Becerra, do BIRD e pela Secretaria do Planejamento.

karnak


SEPLAN - Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí
Av. Miguel Rosa, 3190 - Centro Sul - Teresina - PI - 64.001-490
Tel.(86) 9 9490-9683 - © 2023. Todos os direitos reservados.