Reunião com membros da REDEPLAN aconteceu hoje pela manhã no Tribunal de Contas
A Secretaria de Estado do Planejamento, através da Superintendência de Planejamento Estratégico, realizou, nesta terça-feira (24.10), a primeira reunião com membros da Rede de Planejadores do Estado (REDEPLAN) para a apresentação da metodologia a ser utilizada na construção da Mensagem do Governador 2018.
De acordo com a Analista de Planejamento e Orçamento da Seplan, Tércio Rabelo, este ano as informações dos órgãos serão fornecidas através de um sistema próprio, criado com base nos instrumentos de planejamento (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Orçamento): “O usuário vai fornecer as informações com base nos instrumentos de planejamento, tanto qualitativamente como quantitativamente, para que seja um norte para a mensagem final que o órgão vai encaminhar para a Seplan”, explica Tercio. A Seplan irá consolidar as informações e a mensagem será então encaminhada para a Assembleia Legislativa para que, na primeira sessão de 2018, o governador faça apresentação do balanço anual de realizações.
A mensagem não é somente uma prestação de contas entre os órgãos, mas uma prestação de contas para a sociedade, trazendo o que foi gasto do orçamento público, com base nos instrumentos de planejamento.
O objetivo da REDEPLAN é ser um instrumento de capacitação, para que existam, dentro dos órgãos, pessoas capazes de trabalhar com os quatro elementos de planejamento de forma conjunta. “A proposta é dar capacitação para esses membros para que eles possam atuar dentro do órgão com uma execução mais planejada com base nos instrumentos de planejamento”, diz o analista Tércio.
A Diretora de Planejamento da Secretaria de Educação e membro da REDEPLAN, Cecilia Amazonas, reforça que as reuniões da Rede são uma oportunidade de tirar dúvidas e afinar as estratégias de planejamentos com os demais órgãos: “Esses momentos da REDEPLAN são muito importantes, até mesmo para a gente estabelecer e institucionalizar a cultura de planejamento nos órgãos estaduais, e também para que a gente possa fazer um planejamento casado como orçamento. É muito importante que a gente possa avaliar anualmente o nosso orçamento; reprogramar as ações orçamentárias, e esses momentos permitem a gente avaliar, inclusive se nosso orçamento está seguindo o curso correto, se ele está atingindo os objetivos e as metas preestabelecidas”, reforça Cecília.
Participaram da primeira reunião representantes de todos os órgãos envolvidos e também dos poderes: Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça e órgãos do poder executivo. A REDEPLAN é composta por membros técnicos, que são voltados para atividades de planejamento, monitoramento, avaliação e orçamento nos órgãos.