A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), através da Superintendência de Planejamento Estratégico (Suple), participou (18.10), na cidade de Paulistana, de atividade de criação da Cooperativa Territorial de Produtores de Ovinocaprino do Território Vale do Itaim. O evento faz parte do Programa Viva Semi-árido.
Segundo a diretora da Seplan, Amália Almeida, a cooperativa, ao ser implantada, dará condições para outra dinâmica na produção dessa cadeia. “Esse momento de hoje é uma última etapa de vários momentos anteriores. Em processo de criação, a cooperativa já tem 126 membros capacitados, ou seja 50% dos futuros cooperados. Oficialmente a fundação da mesma será dia 11.11, em Betânia”, diz.
O evento é uma promoção pelo Programa Viva-Semiarido e de órgãos como a Secretaria de Desenvolvimento Rural, o IIcra, EMATER e Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI).
Para a Secretária eleita da Cooperativa, Francisca Neri da Silva, o um projeto de grande importância para o território: “Vem para alavancar a cadeia produtiva da ouvinocaprinocultura, vem para incentivar as famílias dos pequenos e grandes produtores rurais a cada vez mais se aprimorar nos conhecimentos de criar o seu rebanho melhor, ter um melhoramento genético no seu rebanho. A gente quer se organizar, quer comercializar um produto de qualidade. Quer mesmo alavancar a ouvinocaprinocultura no nosso território”, avalia Francisca.
O encontro contou com a participação de representantes dos seguintes municípios: Betânia, Queimada Nova, Jacobina, Jaicós, Paulistana e Acauã. Estiveram presentes dois prefeitos, órgãos parceiros e produtores.