Realizada, na manhã de hoje (13), reunião com a Secretaria de Estado do Planejamento e representantes do Banco do Nordeste para tratar sobre os recursos do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE).
O Banco do Nordeste esta fazendo um levantamento para elaboração do orçamento 2018 para justificar os recursos para região Nordeste. “Os recursos são para investimentos em infraestrutura, no setor produtivo, e para tanto precisa fazer um levantamento de qual é a demanda dos produtores, quais são as demandas do poder público tanto estadual quanto municipal para investimentos em infraestrutura, energia, abastecimento de água e demais demandas”, explica o Técnico da Seplan, Jairo Júnior.
Os consultores solicitaram a Seplan um levantamento de quais são os projetos prioritários para o Piauí. “A gente pode aproveitar para incluir no FNE os projetos dentro da Estratégia do Piauí empreendedor da ouvinocaprinocultura, da piscicultura, bem como a articulação e dos Territórios. Eles podem apresentar as demandas pra serem incluídas no orçamento 2018 para ser apresentado ao Governo Federal”, completa Jairo.
O Secretário do Planejamento, Antonio Neto, presente na reunião, solicitou que fosse realizado um levantamento, avaliando no Plano Plurianual (PPA 2016-2019) quais são os investimentos macro do Estado que podem ser contemplados com esse recurso. “Os recursos estão bem escassos, então quando a gente tem um recurso desta monta disponível, a gente tem que aproveitar a oportunidade e apresentar realmente quais são as demandas”, finaliza Jairo.