A Superintendente de Planejamento Estratégico, Rejane Tavares, participou da reunião com prefeitos e representantes dos territórios de desenvolvimento Entre Rios, Carnaubais, Cocais e Serra da Capivara. Na reunião foi discutido a estratégia de priorização das ações que devem ser realizadas nos territórios para um processo de negociação com o governador do estado.
Essa reunião destacou que os temas prioritários para os quatro territórios são a questão da água, discutir o tratamento aos resíduos sólidos, e o empreendedorismo a partir do apoio as atividades produtivas da agricultura familiar, tendo foco centrado na assistência técnica.
Segundo Rejane Tavares, “todo o processo de discussão evoluiu para uma reflexão que é preciso reforçar o envolvimento das prefeituras na discussão da política de desenvolvimento territorial, e que o indicativo mais forte é que os prefeitos em conjunto deveriam ter uma entidade jurídica para coordenar e operacionalizar as propostas de desenvolvimento territorial”.
A partir de agora começa a tomar forma a discussão de formação de consórcios municipais com foco na divisão territorial, trabalhando as questões especificas de cada território.
Ficou acertado que a SEPLAN, através da superintendência de desenvolvimento estratégico, vai elaborar uma minuta da proposta discutida e agendar uma reunião com o governador Wellington Dias, onde os prefeitos e representantes da sociedade civil entregarão a proposta.
A reunião contou com a presença dos prefeitos de Campo Maior, José Ribamar, de Cocal de Telha, Ana Célia, e de Castelo do Piauí, Magno, além do vereador Nalianio, do município de Jardim do Mulato. Participou também, o superintendente da SUEPRO, (Superintendência De Projetos Especiais) Raimundo Pereira.