O secretário de estado do Planejamento, Antonio Neto, se reuniu na tarde dessa quinta-feira (24) com representantes do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, FIDA, uma agência das Nações Unidas, para tratar do termo aditivo para o projeto VIVA SEMIÁRIDO, que é executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR e tem a Secretaria do Planejamento (SEPLAN) como agência líder.
Esse aditivo vai ampliar o número de comunidades atendidas pelo projeto, e também vai incluir dois novos componentes: trabalhar o tema do acesso a água, com pequenas estruturas hídricas como cisternas, poços ou sistemas agrícolas como pequenas irrigações. O outro dispositivo é trabalhar com o tema da inovação, com o estabelecimento de unidades de aprendizagem em parceria com a Embrapa Meio Norte.
Segundo Hardi Michael Vieira, oficial de projetos do FIDA para o Brasil, “em maio ouve a revisão de meio termo, e durante essa revisão foi acordado com o governo do estado de efetuarmos um aditivo ao presente contrato, acrescentando o financiamento do FIDA de 53 milhões de reais. E essa missão agora está fazendo o desenho desse aditivo, para identificar as principais linhas de ação do projeto Viva Semiárido Mais. Este é um financiamento adicional ao projeto que visa reforçar as ações e acrescentar mais algumas ações”.
Hardia Michael enfatiza que o aditivo foi permitido por que “na revisão de meio termo, foi observado um progresso expressivo na implementação do projeto, e um compromisso muito forte do governo do estado em ações de combate à pobreza rural e de desenvolvimento rural”.
O projeto viva semiárido engloba 89 municípios e 5 territórios de desenvolvimento. Tem uma atuação muito focada nos municípios com maior índice de pobreza no estado e trabalha com arranjos produtivos, como apicultura, fruticultura, cajucultura, mandiocultura, além de também prover outras ações de capacitação e fortalecimento das organizações e associações e cooperativas.
Participaram da reunião os técnicos da FIDA, Lucianna Diehl Matte, especialista em aquisições e contratos; Rodrigo Dias – Especialista em Planejamento e M&A; Emmanuel Bayle – Especialista em Desenvolvimento Rural. Participaram o superintendente de cooperação técnico-financeira da SEPLAN, Sérgio Miranda, a superintendente de planejamento estratégico Rejane Tavares, e a diretora Gisele Oliveira do SIMO ( Sistema de Monitoramento e Acompanhamento de Ações Estratégicas ) e o diretor de inclusão produtiva da SDR, Francisco Ribeiro das Chagas (Chicão)