Espirito Santo tem modelo mais bem sucedido do País
O Secretário de Estado do Planejamento, Antônio Neto, e a assessora técnica da Seplan, Teresina Ferreira, estiveram no Espirito Santo, para conhecer e trazer para o Piauí a experiência de implantação de Turismo Rural do município de Venda Nova do Imigrante. Hoje o município é referência nacional no agroturismo, contando com mais de 70 propriedades envolvidas.
Na oportunidade Antonio Neto e Teresinha conversaram com o Secretário de Turismo do Município, Marcos Grillo e o analista do Sebrae/ES, Rodrigo Belcavello Barbosa, sobre o Projeto de turismo Rural iniciado no Piauí. “Conseguimos perceber que estamos no caminho certo. Temos uma grande demanda para o turismo rural ainda inexplorada em todo o Piauí e o projeto de turismo vem exatamente a uma tendência mundial de fomento a ruralidade”, diz Teresinha.
Durante a visita às propriedades, eles ouviram o relato dos empreendedores sobre a experiencia de implantação do projeto, que lá já existe há 25 anos e puderam verificar a importância da participação das instituições públicas e privadas na definição de estratégias fomentar esta atividade. “A Instituições precisam despertar e atuar, cada uma na sua área para, através de capacitações, consultorias, mudança de legislação, contribuírem alavancar o crescimento dos empreendimentos rurais, melhorando qualitativamente e quantitativamente a produção do campo”, reforça Teresinha.
Feira de Turismo Rural
O projeto de Desenvolvimento do Turismo Rural do Piauí, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento esta sendo implantado incialmente no Território de Entre Rios que engloba Teresina e mais 30 municípios.
O Projeto visa alavancar o turismo, tendo a região da grande Cacimba Velha como Piloto. A região foi escolhida em virtude da variedade, apresentando roteiros de ecoturismo, agroturismo, culinária variada e uma rica produção de queijos, cachaça, cajuína e cerveja artesanais, pesque-pague, além de uma natureza exuberante.
A feira de turismo rural, realizada uma vez por mês na praça da Grande Cacimba Velha, abre caminho para roteiros turísticos, além de oferecer hortaliças e produtos da culinária e do artesanato local.
A próxima feira será realizada dia 06 de agosto. “A feira está crescendo e o projeto se consolidando criando novas oportunidades para o turista local e despertando a população para o empreendedorismo local”, acrescenta a assessora técnica da Seplan, Teresinha.