O Secretário do Planejamento, Antonio Neto, o diretor de Orçamento, Vagner Ximenes, estiveram ,a manhã desta quarta-feira (31) em audiência pública na Comissão de Finanças da Alepi para apresentar os fundamentos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A lei orienta a elaboração do orçamento do Estado para 2018.
Antônio Neto apresentou as despesas e receitas do estado e ainda as perspectiva de crescimento do Estado para os próximos anos. Segundo ele o estado vai continuar apresentando um crescimento, mas bem menor que o esperado.
Também estiveram presentes o secretário de Administração do Estado, Franzé Silva, que, na oportunidade apresentou um panorama da atual situação financeira do estado, destacando que não só o Piauí, mas o país se encontra em situação de crise: "É preciso de uma reunião de esforços com cada um dos poderes".
O secretário de Administração voltou a falar sobre a necessidade de reavaliar a situação da previdência no estado. "Temos que pensar no desenvolvimento de riquezas no Estado, como uma das saídas pra que o que seja gerado em recursos com riquezas como minérios ou pré-sal, seja em parte revertido para financiar a previdência".
O secretário de Planejamento do Piauí, António Neto, fez uma explanação sobre só dados referentes às finanças e economia estadual, mostrando um panorama para os próximos anos.
Os deputados têm até o dia 17 de julho para aprovar a LDO.