Governo investe em arranjos produtivos para dinamizar atividades econômicas do Estado.
Os Produtores de suinocultura do Território de Entre Rios participaram, na manhã de hoje (30), de reunião na Secretaria de Estado do Planejamento (SEPLAN). A ação e um parceria com a Câmaras Técnicas dos arranjos produtivos priorizados pelo governador, para dinamizar a atividade econômica no estado. Na reunião foram apresentados pelos produtores e discutidos cinco aspectos que vem atrapalhando a dinâmica do empreendimento no estado.
Também foram definidas as ações de curto prazo ações a serem encaminhadas pelo comitê gestor que está atuando junto as câmaras temáticas e a agenda de desenvolvimento para destravar os gargalos, podendo viabilizar uma dinâmica diferenciada, conforme orientação do próprio Governador do Estado.
A Diretora de Planejamento Territorial Participativo, Amália Rodrigues explica dos entre os 27 arranjos prioritários existentes no estado, foram escolhidos cinco e desses cinco, a intenção é somar esforços que haja uma produtividade maior em relação em cada uma das atividades e que o arranjo possa incrementa uma dinâmica capaz de dobrar o Produto Interno Bruto (PIB) do Estado num horizonte de 10 a 20 anos de execução dessas políticas.
Além da suinocultura, também serão beneficiadas as cadeiras da fruticultura, piscicultura, cajucultura e bovinocultura de leite.
A Seplan atuará no planejamento estratégico e no aspecto metodológico e ainda acompanhando, monitorando e dialogando com os órgãos de ações finalísticas do projeto.
Além da Seplan, fazem parte do projeto a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), EMATER, Agência de Fomentos, as Câmaras Setoriais, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi) e a Fundação Cepro.