As plenárias dos Diálogos Territoriais: Segurança, participação e desenvolvimento sustentável, foram realizadas nos Territórios de Desenvolvimento Serra da Capivara e Vale do Canindé nos munícipios de São Raimundo Nonato e Oeiras respectivamente. Encontro promovido pela Secretaria de Segurança, em parceria com as Secretarias de Planejamento e de Governo, além do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento-PNUD.
Em São Raimundo Nonato o evento ocorreu nesta terça (04) e na quarta em Oeiras (05) com a importante participação das Organizações Sociais, Agentes de Seguranças e representações dos munícipios dos territórios. A Vice-governadora Margarete Coelho esteve presente em São Raimundo Nonato participando das dinâmicas em cada grupo de discussões nas plenárias, ´´o Estado do Piauí inova percorrendo em cada território promovendo a discussão do Plano Estadual de Segurança, feito e pensado de acordo com as características dos territórios. A Secretaria de Segurança Pública torna públicos os dados criminais de cada município, conhecendo suas dificuldades e se nós queremos melhorar a qualidade de vida do nosso povo, temos que melhorar a segurança´´ enfatiza Margarete.
Cada plenária conta com as apresentações da Fundação CEPRO – Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí sobre o Índice de Desenvolvimento Humano – IDHM, dos municípios do Piauí, com recorte por território de desenvolvimento; também do Núcleo de Estatísticas e Análise Criminal da SSP-PI e ainda demonstração dos mecanismos de participação social e a importância disso nesses diálogos territoriais pela SEGOV- Secretaria de Governo.
Os participantes podem contribuir na construção do Plano Estadual de Segurança Pública através de cinco eixos temáticos: valorização do profissional e otimização das condições de trabalho, governança da segurança; segurança e participação social; prevenção social do crime e violência; segurança e desenvolvimento econômico.
Para Ryane Alves da COTAP – Cooperativa de Técnicos Agrícolas, a maior surpresa foi a participação da comunidade que em nenhum momento apontou a Secretaria de Segurança como a única responsável por nossa segurança. ´´Todos os setores foram envolvidos e pensados na melhoria da segurança, não se combate apenas aumentando números de presídios, mas na base com educação e prevenção. E estou esperançosa e ansiosa com esse Plano, que foi proposto pelo povo e para povo´´ afirma Ryane.
As plenárias seguem o calendário nos demais territórios de desenvolvimento, com as datas previstas:
Dia 18/04/2017 – Território Cocais – Sede: Esperantina
Dia 20/04/2017 – Território Planície Litorânea – Sede: Parnaíba
Dia 25/04/2017 – Território Guaribas – Sede: Picos
Dia 26/04/2017 – Território Vale do Itaim – Sede: Paulistana
Dia 03/05/2017 – Território Chapada das Mangabeiras – Sede: Bom Jesus
Dia 05/05/2017 – Território Alto Parnaíba – Sede: Uruçuí
Dia 10/05/2017 – Território Carnaubais – Sede: Castelo do Piauí