Realizada Primeira Plenária Territorial sobre Segurança, Participação e Desenvolvimento Sustentável.
22/03/2017 - 17:40
Teve início, na manhã de hoje, a Plenária Territorial sobre Segurança, Participação e Desenvolvimento Sustentável. O evento reuniu, no Centro Guadalupe, representantes de vários municipios do Território Entre Rio, para debater a construção, entre outros temas, da construção de um Plano de Segurança Pública Estadual.
O evento é coordenado pelas Secretaria do Planejamento, Secretaria de Governo e Secretaria de Segurança e deve acontecer nos outros 11 territórios.
As plenarias são abertas e direcionadas a participação de representantes das instituições da sociedade civil, dos órgãos públicos municipais e estaduais das regiões, dos conselhos setoriais e territoriais, sindicatos e representantes das corporações da polícia civil e militar e demais instituições que compõem o sistema de segurança do estado.
De acordo o Capitão Marcos, se debater a segurança pública com a participação social é importante: "Muitos ainda pensam que a segurança pública é um dever só da polícia. A participação popular chama a atenção para o fato de que a segurança é tarefa de todos", reforça ele.
Laidy Daiane que é Presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais e Trabalhadores agricultores familiares de Água Branca, que veio participar da plenária, também destaca a importância do evento: " É uma oportunidade de expormos os problemas de nossa região e buscarmos soluções em conjunto", avalia.
A Superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Rejane Tavares, ressalta que o nível de debates tem sido muito bom e há um envolvimento muito harmonioso entre os participantes. "Temos levantado temas bastante polêmicos. Um ponto comum em todas as salas foi a importância da educação para prevenção da violência", diz ela.
A próxima plenária será no Território do Sambito e acontece dia 28 de março, em Valença.