Ficaram lotados todos os workshops da Seplan no segundo dia do Congresso das Cidades. Outro grande destaque do segundo dia do Congresso das Cidades foi o Lançamento do Livro “O IDHM dos Municípios do Piauí por Territórios de Desenvolvimento”, produzido pela Fundação Centro de Pesquisas Econômicas e Sociais do Piauí (Cepro). O Livro foi lançado durante a palestra do Governado Wellington Dias.
O Workshop ministrado pela Diretora do Simo, Gisele Oliveira, abordou a importância do Sistema de Monitoramento de Obras e Ações do Estado (SIMO) para ajudar o gestor a reconhecer quais os programas e ações estão tendo melhores resultados e quais os gargalos precisam ser resolvidos.
O workshop sobre instrumentos de planejamento público, ministrado pelos analistas de planejamento e orçamento Luciana Marinho e Fernando Sousa foi muito procurado pelos gestores, principalmente por se tratar de um ano de elaboração do Planejamento Estratégico municipal. “Enfatizamos a importância do alinhamento de todos os instrumentos de planejamento entre si e entre os outros entes governamentais, seja união, seja com o do estado do Piauí”, destaca o analista Fernando Sousa.
A gerente do Sistema de convênios da Seplan, Marta Campos, avalia que houve bastante interesse, principalmente no referente convênios estaduais e emendas parlamentares: “a Seplan vem atuando junto aos prefeitos e demais entidades de forma garantir a certidão plena a liberação dos convênios e emendas”, explica ela.
O Superintendente de projetos da Seplan, Raimundo Pereira, que ministrou o workshop sobre a rede Siconv avalia que a participação da Seplan no segundo dia de evento foi muito boa: “Avalio que foi acima da expectativa: digo isso porque a participação nos workshops e no estante foi acima do esperado, tanto pelas salas lotas, pelas perguntas e também pelas buscas por informações no estante”, completa ele.
Na quarta- feira (15), as 17h50, acontecerá o Painel sobre a Seplan no Contexto do estado, com do Superintendente de Cooperação Técnico Financeira da Seplan, Sergio Miranda.