O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) e da Secretaria de Estado das Relações Sociais (Seres), realizou no último sábado (27), a solenidade de entrega da primeira ação do Orçamento Participativo – OPA, na cidade de Parnaíba.
A proposta de número 448 eleita por votação popular e liderada pelo Distrito de Irrigação Tabuleiros Litorâneos (DITALP), concentra-se na implementação da Polícia Comunitária na zona rural da cidade litorânea, denominada Patrulha Cidadã, que tem como objetivo reduzir os índices de violência e criminalidade na região, por meio da realização de ações diárias de policiamento comunitário.
O investimento do Governo do Estado, no âmbito do OPA da Patrulha Cidadã, foi de aproximadamente R$ 200 mil, beneficiando cerca de 3.500 pessoas nos assentamentos, com ações que incluem o patrulhamento em diversas comunidades rurais, como Barroca, Assentamentos Cajueiro, Lagoa do Prado, Monte Alegre, Canaã do Norte, Rancharia, ZPE, Rebentão e Baixa da Carnaúba.
Para o chefe do executivo estadual, a segurança pública é uma das prioridades do Governo do Estado. "Estamos trazendo a Patrulha Cidadã, o nosso policiamento comunitário, para a área metropolitana da Grande Parnaíba. Em Teresina, nós já entregamos a Patrulha Cidadã em 25 comunidades. O critério é reduzir os níveis de violência", destacou Rafael Fonteles.
Segundo o gestor, no primeiro semestre de 2024 todas as 21 obras do OPA 2023 de Parnaíba serão executadas. Na ocasião, Rafael Fonteles também assinou ordem de serviço para três obras de pavimentação asfáltica no município.