Seplan lança programa com foco na qualidade de vida dos servidores
19/12/2023 - 22:05

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), por meio da Diretoria Administrativa e Financeira (DAFIN), lança, na próxima sexta-feira (22), o Programa Retribuir, focado na qualidade de vida dos servidores. Dividido em três eixos de atuação - integrar, preparar e cuidar - o programa visa a promoção da saúde mental e física, a motivação e o engajamento daqueles que formam a equipe da Seplan.

Programa Retribuir

Ao longo do último semestre, diversas ações foram realizadas, visando a capacitação e qualidade de vida dos servidores. O Programa Minuto Saúde, por exemplo, leva semanalmente a promoção de atividade física antes do expediente, com o treinador Jesus Fernandes. Também é oferecido atendimento psicológico gratuito no ambiente de trabalho. Além disso, palestras e eventos sobre temas como etarismo, diversidade e segurança digital foram realizadas. O programa também organizou eventos como a Semana do Servidor (com a oferta de serviços gratuitos) e a Feira da Agricultura Familiar.

Foto_20122023_121200

Outro eixo importante do Programa Retribuir tem foco em preparar servidores próximo à aposentadoria para uma transição confortável e com acompanhamento. Em reunião de alinhamento com a equipe da Diretoria Administrativa e Financeira e a Gerência de Gestão de Pessoas, o secretário de Planejamento, Washington Bonfim, ressaltou a importância desse eixo. "É salutar a preocupação com a saúde e o bem estar físico e mental dos nossos servidores, isso reflete na melhora da sua autoestima e em uma prestação de serviços de melhor qualidade além da sensibilidade para com aqueles que dedicaram anos de serviço ao Estado, é crucial assegurarmos uma transição suave para a aposentadoria”, comentou.

Foto_20122023_121258

O gerente de Gestão de Pessoas da Seplan, Karol Jefessom, destacou um dos propósitos fundamentais do programa. "A iniciativa visa fortemente a valorização tanto profissional quanto pessoal dos nossos servidores", observou. "Reconhecemos que, sem as pessoas, não há projetos, planejamento ou eficiência. Tudo converge para o ser humano, e é por isso que nos dedicamos ao bem-estar de todos", seguiu completando.

O lançamento do Programa Retribuir contará com a presença do secretário estadual de Administração (Sead), Samuel Pontes. A secretaria, por meio do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público (Ciaspi), esteve envolvida no programa nas atividades relacionadas à promoção de saúde.