Na última semana, a Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), participou do 50° Seminário Internacional de Presupuesto Publico, realizado nos dias 14,15 e 16, na Cidade do Panamá. Adrianne Arruda, superintendente de Planejamento e Orçamento Estadual (SUPOE), representou o órgão no evento internacional.
O evento teve participação de autoridades de mais de 58 países da América Latina, do Caribe e representantes da Europa. A atividades pautaram temas atuais como mudanças climáticas, inteligência artifical, saúde, segurança, equidade de gênero, sistemas integrados de administração financeira e processos de elaboração orçamentária de diversos países.
“É muito bom perceber que o Brasil está atendendo às melhores práticas de planejamento e orçamento mundo afora”, disse Adrianne. “Com um planejamento alinhado às suas receitas reais, além do monitoramento de todas as suas despesas, contratuais ou não, com o monitoramento das projeções”, pontuou a superintendente.
O seminário foi organizado pela Associação Internacional do Orçamento Público (ASIP), em colaboração com o Ministério da Economia e Finanças (MEF) do Panamá, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).