Na manhã desta quinta-feira (16), a Secretaria do Estado de Planejamento recebeu o psicólogo e analista comportamental Erick Roriz que ministrou uma palestra sobre autossabotagem (A inimiga do crescimento profissional). O evento proporcionou dinâmicas envolventes entre os servidores do órgão, visando exemplificar como o tema abordado está presente no âmbito profissional e pessoal.
Erick abordou a história da autossabotagem, síndrome descrita pela primeira vez na publicação “The Impostor Phenomenon in High-Achieving Women: Dynamics and Therapeutic Intervention”, de 1978, das autoras Dra. Pauline Clance e Dra. Suzanne Imes. O diagnóstico revelou-se a partir da entrevista de 150 mulheres que, mesmo alcançando notáveis sucessos profissionais, atribuíam seu êxito à sorte ou acreditavam que as pessoas superestimavam suas conquistas.
“Hoje em dia sabemos que a síndrome do impostor, a autossabotagem, não é uma característica única das mulheres”, explicou o psicólogo. Ele também enfatizou que tais sentimentos de incapacidade transcenderam décadas, persistindo nos dias atuais e afetando pessoas de todos os gêneros, sobretudo as que alcançaram feitos notáveis, muitas vezes pertencendo a classes discriminadas.
A palestra também abordou conceitos fundamentais para a compreensão e superação da autossabotagem, ressaltando a importância do reconhecimento do próprio valor e a necessidade de combater pensamentos autodestrutivos, promovendo uma mentalidade de sucesso e realização. O encontro também instigou reflexões sobre o impacto desses padrões comportamentais na vida profissional e pessoal, oferecendo ferramentas para o enfrentamento desse fenômeno ainda presente na sociedade contemporânea.
O evento faz parte de uma série de atividades promovidas pela Diretoria Administrativa e Gerência de Pessoas da Seplan, no intuito de proporcionar bem-estar a seus servidores.