Lei cria novos cargos para a Secretaria do Planejamento do Piauí
07/11/2023 - 11:27

O Governo do Estado oficializou, na última quarta-feira (01), a Lei Nº 8.202/2023 que estabelece a criação do cargo de Analista Governamental - um passo significativo para fortalecer a equipe de gestão pública do Piauí. A medida visa aprimorar a eficiência e a capacidade de resposta do governo diante dos desafios enfrentados pela administração pública.

Sancionado pelo governador do Piauí em exercício, Themístocles Filho, e publicado no Diário Oficial do Estado, o novo cargo terá como principal atribuição a análise e assessoramento em diversas áreas da administração, incluindo gestão de projetos, planejamento estratégico, elaboração de políticas públicas e acompanhamento de programas governamentais. Serão ofertadas 90 vagas que irão se dividir entre a Secretaria de Administração (Sead) e de Planejamento (Seplan). Para a Secretaria do Planejamento do Estado, haverá a seguinte distribuição:

- Analista Governamental - Especialidade Planejamento e Orçamento (25 vagas);

- Analista Governamental - Especialidade Tecnologia da Informação (10 vagas);

- Analista Governamental - Especialidade Infraestrutura (10 vagas).

O secretário de planejamento, Washington Bonfim, destacou a importância dos novos cargos na gestão pública. “Acredito que essa ampliação do quadro de profissionais é fundamental para atender às crescentes complexidades e desafios que enfrentamos em nossa gestão”, ressaltou o secretário.

A remuneração dos servidores será dividida em cinco classes (I, II, III, IV e Especial), cada uma com cinco subdivisões (A, B, C, D e E). O ingresso na carreira de Gestão Governamental dependerá de prévia aprovação em concurso público de provas ou de provas e títulos e aprovação em curso de formação, nos termos da legislação vigente.

Confira no Diário Oficial.