De modo a promover a transparência na participação cidadã na gestão pública, foi realizada na manhã desta terça-feira (31), uma reunião com gestores da Secretaria de Planejamento (Seplan) e da Secretaria das Cidades (Secid) para tratar sobre o processo licitatório das propostas eleitas no Programa de Orçamento Participativo 2023 (OPA). O OPA 2023 permitiu ao cidadão piauiense sugerir as prioridades de investimentos em obras e serviços no bairro ou comunidade onde vive. Ao todo, 52.352 piauienses da capital Teresina e da cidade de Parnaíba votaram para eleger as propostas que desejam ver sendo executadas a partir do próximo ano.
Estiveram presentes na reunião o secretário de planejamento, Washington Bonfim, juntamente com a equipe da Superintendência de Planejamento e Orçamento do Estado (Supoe) e a secretária da Secid, Maria Vilani. O encontro teve como objetivo traçar estratégias e definir os próximos passos em direção à execução eficaz das obras para 2024.
A diretora de Orçamento Participativo da Seplan, Enia Meneses destacou a importância do encontro para alinhamento dos próximos passos. “Hoje, temos uma oportunidade valiosa para revisar o progresso atual, discutir eventuais desafios e garantir que todos estejamos na mesma página em relação ao nosso cronograma e objetivos”, enfatizou.
Para o secretário Washington Bonfim, há empenho de todos os gestores para que tudo seja conduzido com transparência. "Temos construído as condições necessárias para execução de tudo o que vem sendo planejado e discutido nas reuniões de alinhamento”, afirmou. “Este encontro está sendo fundamental para garantir que estejamos alinhados com as necessidades e expectativas da população, revisando as demandas existentes, avaliando os progressos já alcançados e identificando quaisquer ajustes ou ações necessárias", frisou o secretário.
A secretária das Cidades, Maria Vilani, destacou, na reunião, a importância da democracia participativa. “O OPA é um reflexo da gestão do governador Rafael Fonteles, alinhando duas grandes pautas: a transformação digital e fortalecimento da democracia”, frisou a gestora. “O Estado está investindo em obras que a própria população escolheu, as comunidades estão envolvidas diretamente nessas melhorias. É um trabalho conjunto do poder público e população para o desenvolvimento do Piauí”, encerrou.
Com o sucesso da mobilização popular, o Governo do Piauí anunciou a expansão do programa, em 2024, para mais três municípios: Floriano, Piripiri e Picos, tornando mais eficaz a participação dos cidadãos na aplicação dos recursos públicos.