Piauí lança Pacto Intersetorial pela Redução de Mortes no Trânsito
10/10/2023 - 13:50

O Governo do Estado lançou, nesta terça-feira (10), o Pacto Intersetorial pela Redução de Mortes no Trânsito. A solenidade aconteceu no Palácio de Karnak e reuniu todos os órgãos administrativos envolvidos, além de setores da sociedade empenhados na meta de reduzir o número de mortes no trânsito até 2030.

Pacto Redução de Mortes no Trânsito

O Pacto é uma iniciativa para melhorar os indicadores relativos a acidentes de trânsito no Piauí e vai coordenar diversas ações integradas. Uma delas diz respeito à criação da Plataforma de Monitoramento das Metas do Pacto, que vai acompanhar a implementação das medidas e monitorar as ações através de indicadores reais.

O lançamento oficial acontece após uma série de reuniões, coordenadas pela Secretaria do Estado de Planejamento com todos os órgãos governamentais envolvidos: CIATEN/UFPI (Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciados), Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-PI), Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI), Associação Piauiense de Municípios (APPM), e as secretarias estaduais de Planejamento (Seplan), Saúde (Sesapi), Educação (Seduc) e Segurança (SSP).

Pacto Redução de Mortes no Trânsito

Para se ter uma ideia dos índices, o Piauí lidera o ranking nacional de mortes e acidentes com motocicleta, segundo dados do Ministério da Saúde de 2022. Além de visar reduzir os óbitos causados por acidentes de trânsito no estado, o Pacto prevê aumentar o número de municípios piauienses com trânsito municipalizado, aumentar o número de motoristas legalizados a conduzir veículos, engajar pessoas em ações educativas voltadas para um trânsito seguro.

Pacto Redução de Mortes no Trânsito

O secretário de Planejamento, Washington Bonfim, afirmou que o Governo dá o primeiro passo ao calibrar as ações internas em função das metas. "O grande diferencial é que vamos contar com a Universidade Federal do Piauí, através do CIATEN, que vai criar essa plataforma geradora de relatórios trimestrais, gerando indicadores e monitorando as metas", apontou. "As ações giram em torno da gestão, engenharia, educação e fiscalização, formando quatro  pilares do pacto nesta integração", concluiu.

Fotos: Gabriel Paulino e Rômulo Piaulino