A 7ª edição da Sexta Programada - evento promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) através da CEPRO - reuniu gestores, coordenadores e pesquisadores com um tema relevante no debate público: o Censo Demográfico 2022. O evento aconteceu no auditório da Academia de Ciências do Piauí e foi transmitido online pelo canal do Governo do Estado no Youtube.
O evento contou com a presença de Leonardo Passos, superintendente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no Piauí; Ranieri Leite, coordenador operacional do Censo Demográfico no Piauí; e Robert Bandeira, gerente de Gestão Pública na CEPRO/Seplan.
Na ocasião, Cíntia Bartz, superintendente de Estudos Econômicos e Sociais e Planejamento Participativo da Seplan, falou da importância de trazer o tema para discussão com a sociedade. "Estamos trazendo os primeiros dados para discutir como isso impacta no planejamento estadual", comentou. "O Piauí foi um dos estados com maior participação na pesquisa e isso é muito positivo", completou. "Como gestores, precisamos entender agora como trabalhar essas informações em uma dinâmica territorial, com um olhar integrado para o estado como um todo".
Leonardo Passos, superintendente do IBGE no Piauí, detalhou como é feita a maior pesquisa domiciliar do Brasil, considerada um retrato da realidade do país. "Utilizamos uma metodologia padronizada que permite comparabilidade com outras regiões do país e outros países", apontou. "É muito importante estarmos hoje aqui debatendo esses dados, integrados com os tomadores de decisão, aqueles que vão construir políticas públicas para o estado", concluiu.
O coordenador operacional do Censo Demográfico no Piauí, Ranieri Leite, demonstrou como os dados são coletados hoje por dispositivos móveis (DMCs) com conectividade à internet via celular, abastecendo a base de dados em tempo real. No Piauí, o Censo 2022 visitou 1.419.460 domicílios. Pela primeira vez, a pesquisa divulgou dados sobre a população quilombola e população indígena.
Robert Bandeira, gerente de Gestão Pública na CEPRO/Seplan, falou sobre o trabalho da CEPRO em buscar evidências a partir dos dados. Ele também explicou que o planejamento público é pensado a partir dos territórios de desenvolvimento. "Os dados do Censo Demográfico ajudam a desenhar políticas públicas de forma mais assertiva, direcionando recursos para as áreas que necessitam", especificou.A Sexta Programada é um evento fixo no calendário da Seplan e acontece todos os meses. Temas importantes para o desenvolvimento do estado são debatidos com especialistas convidados em um encontro aberto ao público.
Clique aqui para assistir na íntegra.