A Secretaria de Estado do Planejamento realizou hoje, 21, através do comitê de Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, o 1º Encontro “Juntos contra o Etarismo”. A programação foi voltada para todos os servidores e servidoras do órgão e contou com atração musical, palestras, oferta de serviços de enfermagem, nutrição, psicologia e sorteio de brindes.
O evento, que aconteceu na Academia de Ciências do Piauí, marca o lançamento de uma série de atividades desenvolvidas pela secretaria e voltadas para o servidor público. O objetivo é contribuir para o debate sobre colaboração e crescimento intergeracional, valorizando a diversidade etária.
Os convidados foram recebidos pelo som da cantora Lene Silva, acompanhada do músico Lívio Nascimento. Na sequência, o educador físico Jesus Fernandes, do Centro Integrado de Atenção ao Servidor Público do Piauí (CIASPI) conduziu uma prática de ginástica laboral com a plateia.
A servidora Ângela Feitosa foi convidada para abrir a mesa do Encontro. Ela falou sobre como o trabalho há quatro décadas na Seplan se entrelaça com a sua vida. "Entrei aqui em 1982 como datilógrafa, fui chefe de gabinete por duas gestões, depois fui para a Diretoria Administrativa Financeira e hoje componho o Recursos Humanos", contou.
O secretário Washington Bonfim cumprimentou todos os presentes e disse que este é mais um passo no desafio da transição de carreira de muitos servidores. "Queria ouvir de vocês próprios as queixas, os problemas, e pedi apoio do Instituto Gesto para entender e pensar em soluções", proferiu. "Sei que a Seplan é o que é hoje pela dedicação de muitos que estão aqui e quero que cada um volte para casa se sentindo reconhecido e valorizado", disse em seguida.
Os palestrantes convidados, o treinador comportamental Paulo Castelo Branco e a especialista em Gestão Pública, Elizete Alves, falaram sobre as conexões geracionais no trabalho e os benefícios e desafios da transição de carreira após os 50 anos. Nos estandes de serviços, houve aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, plantão psicológico e vacinação.