Na última semana, encerrou-se o segundo módulo do curso de Planejamento e Inovação no Setor Público, realizado pela Secretaria de Estado do Planejamento em parceria com a Escola de Governo do Estado do Piauí. O curso contou com a expressiva participação de gerentes e diretores.
O módulo "Monitoramento de desempenho" foi ministrado por Diarlison Costa, diretor de Estudos Econômicos da CEPRO/Seplan. O objetivo era capacitar os servidores em cargos de direção e gerência no âmbito de planejamento eficiente, inovação e transformação digital para cumprimento das metas de governo. "O foco era capacitar os participantes para uma gestão voltada para resultados, enfatizando a gestão baseada em evidências", comentou o professor. "Apresentei métodos ágeis aplicados à administração pública, promovendo o uso de dados para embasar políticas governamentais e a criação de indicadores para monitoramento e avaliação", completou.
Com 35 vagas ofertadas e preenchidas em um dia, a demanda gerou uma lista de espera de interessados em futuras edições.
Mais formação
No início do mês, a Seplan também marcou presença na "Oficina de formação de Recursos Humanos de alto nível e Prospecção de Inovações na pós-graduação", organizada pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do Ministério da Educação. O encontro aconteceu na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI) e reuniu pesquisadores, acadêmicos e gestores para debater pontos importantes relacionados ao planejamento da pós-graduação no estado e no país na próxima década.
Na ocasião, o secretário Washington Bonfim compartilhou informações sobre a agenda de desenvolvimento econômico do Piauí, destacando a importância da pesquisa e da formação de recursos humanos qualificados para o crescimento do estado.
"A Seplan tem um papel de articulação muito forte", disse o gestor. "Temos buscado parcerias, com a FAPEPI e com as instituições de pós-graduação do estado, Universidade Federal, Universidade Estadual, Instituto Federal para reforçar a compreensão dos dados da realidade do estado e, especialmente, buscar os novos talentos dessa sociedade para trazê-los para a administração pública e aprimorar a entrega de resultados", pontuou.