Em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre saúde mental, o comitê de Pró-Equidade, Gênero, Raça e Diversidade da Secretaria do Estado de Planejamento promoveu um dia diferente para os servidores nesta sexta-feira, dia 1º. A manhã começou com uma sessão de autocuidado e, na sequência a palestra “Equidade e saúde mental no ambiente institucional”, proferida pela psicóloga Dandara Araújo.
O momento de autocuidado foi oferecido por estudantes do 7º período de Fisioterapia da faculdade Estácio, em parceria com a Seplan. Acompanhados pela professora Margarete Riotinto, eles atenderam os servidores para sessões de relaxamento.
A palestra teve como objetivo sensibilizar e informar os servidores da secretaria sobre a importância de promover um ambiente de trabalho inclusivo, que leve em consideração a saúde mental de todos, independente de suas diferenças. “Esse Programa de Pró-Equidade é muito importante porque levanta pautas como essa nas instituições públicas, de onde partem as ações e projetos para beneficiar grupos e a população em geral”, disse a palestrante. “E isso faz parte da promoção de saúde mental, porque é a partir da inclusão, do sentimento de pertencimento, do apoio e respeito, que a saúde mental é promovida”, pontuou.
O Programa Estadual de Pró-equidade é dividido em dois eixos fundamentais: o de Gestão de Pessoal e de Cultura Organizacional. “As ações que estamos acompanhando até dezembro pertencem ao segundo eixo, trazendo discussões e debates relevantes para o nosso ambiente de trabalho”, disse Débora Ferraz, integrante do comitê. Paralelo a isso, o grupo também tem passado por processo formativo que fortalecem as ações desenvolvidas.
“Boa parte do nosso tempo a gente passa dentro do ambiente de trabalho e é importante que a gente possa discutir, trazer para conversar com todo mundo, tratar assuntos sensíveis a sociedade”, explicou Débora. “Essa é uma política de cuidado que tentamos para garantir um ambiente de trabalho saudável e diversificado e, a partir disso, melhorar o nosso desempenho e produzir mais e melhor”, concluiu.