O estado passava por uma transformação no modelo de gestão pública, nos anos 70, quando surge uma revista para pensar o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Piauí. A história da Carta CEPRO, revista científica que, no próximo ano, completa meio século de existência, foi relembrada por economistas, acadêmicos e pesquisadores convidados para a 6ª edição da Sexta Programada, evento organizado pela Secretaria de Estado do Planejamento, na manhã desta sexta, 25.
O auditório da Academia de Ciências do Piauí ficou pequeno para prestigiar a palestra de Sabino Pôrto, professor doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ele, que assume agora o papel de editor-chefe da revista Carta CEPRO, proferiu palestra com o tema "Avaliação de políticas públicas para o desenvolvimento regional".
A palestra foi precedida pelas boas-vindas do secretário do Planejamento, Washington Bonfim, que agradeceu a presença dos participantes e reforçou a importância do evento para ampliar a contribuição da Seplan no debate de ideias. O secretário também relembrou a passagem do novo editor da revista pelo órgão. "Sabino foi assessor técnico da Seplan nos anos 80 e eu fui estagiário da CEPRO sob supervisão dele", contou. "É uma honra para nós que ele tenha topado a missão de contribuir com essa publicação que serve de apoio a pesquisa científica do Piauí", completou.
Na sequência, o economista Samuel Costa Filho, veterano no conselho editorial da publicação, relembrou seu surgimento e a preocupação social, econômica e científica da revista. A diretora da CEPRO, Liége Moura, apresentou aos presentes as novidades da Carta CEPRO digital, que agora passa a ser uma publicação acadêmica de fluxo contínuo (sem chamada pública para submissão) e estará disponível online para todo o mundo. "Pesquisadores de qualquer lugar poderão enviar seus artigos e isso vai fortalecer para alcançarmos um novo qualis", explicou.
"A nossa ideia é aperfeiçoar essa revista acadêmica, com transparência, que tenha impessoalidade e que aumente o fator de impacto", disse Sabino Pôrto. "O objetivo é que ela continue sendo uma revista de referência para o Piauí e para a região Nordeste", completou.
A Sexta Programada é um evento fixo no calendário da Seplan e acontece sempre na última sexta-feira do mês. De iniciativa da CEPRO, o evento tem o objetivo de estimular, entre os técnicos da superintendência e seus parceiros, a realização de estudos e pesquisas sobre questões importantes para o desenvolvimento econômico e social do Piauí. O evento é sempre aberto ao público e também transmitido online através do canal do Governo do Estado no Youtube.