Na manhã desta segunda-feira (14), a Secretaria de Estado de Planejamento lançou seu plano de ações para o Programa Estadual Pró-equidade de Gênero, Raça e Diversidade. O lançamento aconteceu no auditório da secretaria, com a presença dos servidores e palestrantes convidadas.
Além da apresentação do plano, o lançamento promoveu uma roda de conversa com o tema “A importância do Programa de Pró-equidade de Gênero, Raça e Diversidade no ambiente de trabalho”, conduzida por Maria Laura dos Reis, assessora técnica da diretoria de Promoção da Cidadania LGBTQIAPN+ da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC).
Laura falou sobre a luta por direitos e contra os estereótipos que encaixam e rotulam grupos tidos como minoritários. “Aqui no Piauí nós temos a Lei Nº 5.916, que assegura o nome social à travestis e transexuais nos espaços públicos”, observou. “Eu não tenho mais necessidade de apresentar meu nome de registro, você tem que me tratar pelo nome e pelo gênero com os quais me reconheço”, disse, completando. “Há também a Lei de 2004 que pune as práticas discriminatórias no âmbito público”, seguiu dizendo. “Há muitos servidores de órgãos que sofrem com a LGBTfobia institucional”.
O lançamento contou com a presença do comitê de Pró-equidade, formado por mulheres servidoras da Seplan, do secretário Washington Bonfim, da superintendente Cíntia Bartz e de Lucyana Nahmias, representando a secretária de Estado das Mulheres. Desde junho o grupo vem discutindo e pensando ações para promover a diminuição das desigualdades - o resultado é o plano de ações que começa a ser implantado a partir de agora no órgão.
O Programa Estadual Pró-equidade de Gênero, Raça e Diversidade está em sua 3ª edição e tem o objetivo de difundir novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional, combatendo as dinâmicas de discriminação e desigualdade de gênero, raça e diversidade praticados nos ambientes de trabalho. Instituições que aderem ao programa costumam registrar aumento de produtividade, presença de mulheres nos espaços de poder, melhoria da saúde mental e entrega de resultados.