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Seplan e Companhia Ferroviária avaliam estudo sobre Sistema intermodal do Piauí
03/08/2023 - 12:47  
  
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A Secretaria do Estado de Planejamento (Seplan) e a Companhia Ferroviária do Piauí foram apresentados, na última quarta-feira (02), aos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômico-Financeira e Ambiental (EVTEA) do Sistema Intermodal do Piauí. O projeto prevê a interligação de ferrovia, hidrovia e porto marítimo para o escoamento da produção agrícola do estado.

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O Intermodal do Vale do Parnaíba, como tem sido chamado, envolve trecho de hidrovia entre o Rio Parnaíba e o Rio das Balsas, trecho de malha ferroviária, o Porto Marítimo de Luís Correia e os terminais fluviais ao longo dos rios Parnaíba e Balsas. A implantação desse sistema deve possibilitar o escoamento de commodities e produtos industrializados para outras regiões do país, colocando o Piauí na rota do comércio internacional. Parte do que é produzido hoje em Uruçuí, por exemplo, por uma das empresas líderes do setor, é exportado para a Europa pelo Porto de Sergipe. 

Na avaliação de cenários de investimentos, o estudo mostrou que o Porto de Luís Correia apresenta vocação para a exportação de grãos e minérios, além de importação de líquidos e fertilizantes. 

Um sistema intermodal no estado é chave para o desenvolvimento industrial, tecnológico e econômico, segundo o secretário de Planejamento, Washington Bonfim. “É um projeto central para o desenvolvimento econômico do estado”, afirmou. “Ele une a produção da soja, dos grãos do Sul do estado ao Norte, por esses modais de transporte - a parte rodoviária, a parte hidroviária e a parte ferroviária, que é sair de Teresina e ir a Luís Correia, para fazer a conexão com o Porto”, completou. 

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O Piauí é hoje o 3º maior produtor e exportador de grãos como soja e milho da região Nordeste. Para se ter uma ideia, o volume de exportação de cereais no Matopiba - região que integra os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia - em 2022 foi de cerca de 20 milhões de toneladas, com crescimento de 30% ao ano nos últimos cinco anos. A implantação do sistema, além de beneficiar a produção e instalação de outras indústrias, vai reduzir o descompasso entre oferta e demanda, aumentando assim a competitividade do setor agrícola da região.

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