A Secretaria do Estado de Planejamento (Seplan) e a Companhia Ferroviária do Piauí foram apresentados, na última quarta-feira (02), aos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômico-Financeira e Ambiental (EVTEA) do Sistema Intermodal do Piauí. O projeto prevê a interligação de ferrovia, hidrovia e porto marítimo para o escoamento da produção agrícola do estado.
O Intermodal do Vale do Parnaíba, como tem sido chamado, envolve trecho de hidrovia entre o Rio Parnaíba e o Rio das Balsas, trecho de malha ferroviária, o Porto Marítimo de Luís Correia e os terminais fluviais ao longo dos rios Parnaíba e Balsas. A implantação desse sistema deve possibilitar o escoamento de commodities e produtos industrializados para outras regiões do país, colocando o Piauí na rota do comércio internacional. Parte do que é produzido hoje em Uruçuí, por exemplo, por uma das empresas líderes do setor, é exportado para a Europa pelo Porto de Sergipe.
Na avaliação de cenários de investimentos, o estudo mostrou que o Porto de Luís Correia apresenta vocação para a exportação de grãos e minérios, além de importação de líquidos e fertilizantes.
Um sistema intermodal no estado é chave para o desenvolvimento industrial, tecnológico e econômico, segundo o secretário de Planejamento, Washington Bonfim. “É um projeto central para o desenvolvimento econômico do estado”, afirmou. “Ele une a produção da soja, dos grãos do Sul do estado ao Norte, por esses modais de transporte - a parte rodoviária, a parte hidroviária e a parte ferroviária, que é sair de Teresina e ir a Luís Correia, para fazer a conexão com o Porto”, completou.