A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) recebeu, no último dia 24, uma delegação portuguesa formada por acadêmicos e executivos da CIM Oeste, de Lisboa. O encontro teve o objetivo de apresentar o que está sendo desenvolvido pelo governo do estado a fim de buscar colaboração estratégica em uma parceria Piauí-Portugal.
O encontro reuniu todos os cinco superintendentes da Seplan, além do secretário, Washington Bonfim. A frente da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí (Investe Piauí), Victor Hugo Almeida esteve presente, além da diretora comercial em mercados europeus, Nathália Ervedosa.
O secretário executivo da CIM Oeste, Paulo Simões defendeu que as regiões inteligentes são instrumentos para alcançar um planejamento sustentável. A aplicação das novas tecnologias na organização de processos, tem ajudado governos na tomada de decisões e na territorialização de políticas públicas baseada em dados. O sistema, desenvolvido através da tese de doutorado de Simões, ganhou prêmio internacional de melhor plataforma de inteligência para gestão pública.
“A ideia da Smart Region é que o estado tenha uma ferramenta para mapear os diversos setores em tempo real”, disse Nathália Ervedosa. “A plataforma deve tanto mapear os dados como ajudar o gestor a tomar decisões a partir desses dados”, completou.
A equipe da Seplan apresentou para a comitiva o Plano Piauí 2039 de desenvolvimento, o programa de Orçamento Participativo (OPA) e o dashboard de análise das secretarias estaduais.
“Projetos entre a academia e a administração pública são trilha para uma gestão mais eficiente, inteligente e direcionada para as necessidades da população e das empresas”, pontuou o secretário Washington Bonfim. “Essa é uma parceria que abre muitas oportunidades para o Piauí aproveitando o que o estado tem de melhor na economia, no turismo, na cultura e nas tecnologias”, encerrou.