INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO
PRO Piauí 10 e PRO Piauí 100 são lançados em solenidade no Karnak
17/07/2023 - 13:47  
  
Twitter 
Google+ 

Na manhã desta segunda-feira (17), o Governo do Estado lançou os programas de investimento PRO Piauí 10 e PRO Piauí 100. A solenidade aconteceu no Palácio do Karnak e contou com a presença do secretário do Planejamento, Washington Bonfim, do presidente da Investe, Victor Hugo Almeida, além do governador, Rafael Fonteles. 

PRO Piauí
O programa, com foco principalmente no eixo social e no desenvolvimento econômico, agora passa a ser dividido em dois, visando atrair também investimentos do setor privado. O PRO Piauí 10, vai contar com um aporte de R$10 bilhões de investimento público. A ideia é que os resultados desses investimentos alavanquem pelo menos R$ 100 bilhões de investimentos do setor privado. 
Os programas vão atuar em três eixos fundamentais, contemplando 11 áreas: infraestrutura (com foco na mobilidade urbana, transportes e infraestrutura hídrica); desenvolvimento econômico (aporte de capital, desenvolvimento rural, turismo e transformação digital) e transformação social (segurança e justiça, saúde, educação e desenvolvimento). 

Segundo o governador, os investimentos públicos abrirão caminho para que a iniciativa privada veja em setores como mineração, energias renováveis, agronegócio e hidrogênio verde, a possibilidade de investir no Piauí. “Nós vamos investir 10 bilhões de dinheiro público, bem planejado, em vários setores, para que o setor privado tenha ainda mais confiança no estado, na economia, e empresários piauienses, do Brasil e do exterior invistam recursos aqui”, disse Rafael Fonteles.

PRO Piauí

“O investimento público em áreas centrais tem por objetivo alavancar investimentos privados”, reforçou o secretário Washington Bonfim. “Nós dividimos em três eixos, e a ponta de lança desses investimentos privados tem a ver com energia renovável e o agronegócio, agregando valor à cadeia de produção que a gente já tem, de soja, algodão e milho”, seguiu explicando. “Na medida em que a gente atrai empresas, a gente aumenta a geração de empregos e atinge a meta para os próximos quatro anos”. 


Fotos: Gabriel Paulino

SEPLAN - Secretaria do Planejamento do Estado do Piauí
Av. Miguel Rosa, 3190 - Centro Sul - Teresina - PI - 64.001-490
Tel.(86) 9 9490-9683 - © 2023. Todos os direitos reservados.