A Secretaria do Estado de Planejamento (Seplan) aderiu a 3ª edição do Programa Estadual de Pró-equidade de Gênero, Raça e Diversidade, coordenado pela Secretaria Estadual das Mulheres (Sempi). Lançado em 2020, o programa envolve os órgãos públicos para difundir ações e propostas que diminuam a desigualdade. O Programa tem como objetivo difundir novas concepções na gestão de pessoas e na cultura organizacional, combatendo as dinâmicas de discriminação e desigualdade de gênero, raça e diversidade praticados nos ambientes de trabalho. Os principais benefícios para as instituições que aderem ao programa, além da promoção da equidade de gênero, raça e diversidade, é o aumento de produtividade, presença de mulheres nos espaços de poder, melhoria da saúde mental e entrega de resultados.
O comitê formado por mulheres servidoras da Seplan tem realizado reuniões frequentes para propor e discutir ideias em prol da diversidade no ambiente de trabalho. “Para desenvolvermos nossa participação no programa, é necessário fazermos, inicialmente, um plano de ação, que deve ser executado pela Seplan ainda este ano”, explicou Débora Ferraz, diretora de planejamento estratégico participativo da Seplan.
A Seplan é uma das secretarias do estado com maior percentual de mulheres em cargos de liderança. Elas são 61% do quadro de coordenadores, 60% de superintendentes e 45% dos gerentes.
Na última quinta-feira (1), os servidores conheceram mais sobre o programa e foram apresentados a um formulário eletrônico onde puderam propor ações para construir um ambiente de trabalho mais justo, igualitário e inclusivo.
Após a elaboração do perfil da organização (diagnóstico) e do plano de ação demonstrando como vai desenvolver as ações de equidade de gênero, raça e diversidade no ambiente de trabalho, a instituição pública que executá-lo bem, no período de um ano, ganha o Selo Estadual Pró-Equidade de Gênero, Raça e Diversidade. O atestado é um reconhecimento das boas práticas de trabalho e do compromisso do órgão com a equidade de gênero e étnico-racial.