A equipe técnica da Superintendência de Planejamento e Orçamento Estadual (SUPOE) têm organizado rodas de conversas sobre o Orçamento Participativo (OPA). Os encontros servem de espaço para discutir os principais pontos do edital e tirar dúvidas da população sobre como participar.
Na última sexta-feira (19), o encontro aconteceu no Centro Social Urbano - CSU - do Parque Piauí, reunindo mais de 25 lideranças comunitárias. No sábado (20), moradores da zona Sul estiveram com a equipe da Seplan na Unidade Escolar Dom Helder Câmara, na Vila Irmã Dulce. Na zona Sudeste, o encontro aconteceu na segunda-feira (22), na sede da Associação de Moradores do Itararé (AMI).
Além da equipe da Seplan, os encontros nos bairros contam também com a participação da Secretaria de Relações Sociais (SERES) e de monitoras do Colab - a plataforma online que vai conectar as propostas da população ao Governo. Na oportunidade, os técnicos explicam todas as etapas do programa e respondem a perguntas da população.
“O ritmo das reuniões em Teresina tem sido uma por dia, boas reuniões de discussões com as lideranças, com Seplan e Seres empenhadas para uma divulgação intensa do programa”, informou o secretário do Planejamento, Washington Bonfim. “As rodas de conversas nos bairros têm sido cruciais para tirar dúvidas e trazer esclarecimentos sobre a documentação necessária para a entidade se cadastrar, critérios das propostas e o processo de votação popular”, explicou Enia Meneses, diretora de Orçamento Participativo (DOPP).
Em Parnaíba, parte da equipe da Seplan também recebe lideranças comunitárias e tira dúvidas sobre o OPA. A sala de apoio ao programa fica na sede da Sefaz, na Praça da Graça, 320 - Centro.