O Piauí recebe na próxima sexta-feira (26) a plenária do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2024-2027, do Governo Federal. O evento acontece no Centro de Convenções de Teresina, a partir das 18h, com a presença do governador Rafael Fonteles e dos ministros Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Márcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência) e Simone Tebet (Planejamento). A expectativa é um público de 1.200 pessoas.
A plenária é a oportunidade da participação social na elaboração do PPA e antecede o envio do projeto de lei ao Congresso Nacional, visando definir as prioridades de programas, diretrizes e metas do Governo Federal para os próximos quatro anos. A parceria com o Governo Estadual nesta etapa é fundamental para compreender todas as regiões do país.
“É a inclusão do povo no orçamento do Governo Federal”, explicou Washington Bonfim, secretário de Estado do Planejamento. “Essa participação social é de extrema importância porque é um momento de diálogo, de apresentar e ouvir as propostas que representam a real necessidade da população e que vão auxiliar na elaboração de políticas públicas”, completou.
Para o diretor de Planejamento da Seplan, Kerle Dantas, além de uma obrigação legal, o PPA participativo é uma consulta à sociedade e aos vários órgãos e poderes sobre a visão de futuro. “Se eu, cidadão quero que a administração pública ofereça algum bem ou serviço com despesa orçamentária, eu preciso que isso esteja no Plano”, observou.
O PPA estadual está previsto para acontecer no mês de julho, também com caráter participativo, abrangendo os 12 territórios piauienses e garantindo a representatividade de todos.
Plataforma digital
As plenárias do PPA Participativo estão acontecendo nas 27 capitais do país. Além do encontro presencial, o Governo Federal lançou a plataforma Brasil Participativo, onde é possível lançar e apoiar propostas, através do site gov.br/brasilparticipativo. A plataforma irá receber contribuições até a última plenária.
Como participar
Para participar das plenárias presenciais, é preciso inscrever-se antecipadamente no site. Haverá credenciamento no dia do evento, de acordo com a disponibilidade de vagas. Após o período de participação popular, as contribuições recebidas serão analisadas e discutidas no governo e com o Fórum Interconselhos, outra instância de participação popular. A proposta final do PPA será entregue em 31 de agosto ao Congresso Nacional, que é o responsável por aprovar a redação final.