Na manhã desta quarta-feira (17), a equipe técnica da Seplan começou a receber lideranças comunitárias para tirar dúvidas e prestar suporte ao cadastramento no Orçamento Participativo (OPA). O programa foi lançado pelo Governo do Piauí no último dia 15 e é executado pela Secretaria do Estado de Planejamento.
As entidades de bairro e comunidades têm até 12 de junho para cadastrar-se no aplicativo Colab e sugerir propostas que podem integrar a Lei do Orçamento Anual. O programa visa fortalecer a participação popular na tomada de decisões sobre os investimentos públicos do estado.
Com início em Teresina e Parnaíba, o Orçamento Participativo (OPA) acontece de forma digital. Através do aplicativo Colab, as entidades cadastram suas propostas que, após análise de viabilidade ficarão disponíveis para votação popular também no próprio aplicativo de 1º a 18 de agosto.
Para dar suporte às entidades, duas salas de apoio estão sendo montadas em Teresina e Parnaíba. “Nesta etapa e na fase de votação popular, auxiliaremos as entidades com material de divulgação das propostas e acesso às ferramentas digitais necessárias”, disse Enia Meneses, diretora de Orçamento Participativo - DOPP.
Elias Barbosa, da União dos Líderes Comunitários do Piauí, Zona Norte de Teresina, compareceu à sede da Seplan para tirar todas as dúvidas sobre o acesso digital ao programa. “As companheiras estão tirando todas as dúvidas sobre o Colab”, comentou. “A partir do dia 22 vamos fazer nosso cadastramento e incluir nossas propostas”, informou.
Salas de apoio:
Em Teresina:
Sede da Seplan, Av. Miguel Rosa, 3190 - Centro/Sul.
Em Parnaíba:
Sede da Sefaz, Praça da Graça, 320 - Centro.